A 2.ª edição da Liga dos Campeões de pista, que se inicia no dia 12 de novembro, em Maiorca, Espanha, não vai contar com ciclistas portugueses. Maria Martins foi segunda classificada no scratch e Iúri Leitão venceu a prova de eliminação na primeira vez que a prova foi disputada, em Londres, Inglaterra, em dezembro de 2021.

PUB
Specialized Levo

“Em virtude de a competição não integrar o programa que faz parte do projeto olímpico, o selecionador nacional Gabriel Mendes, é do parecer que dada a proximidade dos Campeonatos da Europa que se realizam em fevereiro, não existia grande vantagem em marcar presença”, justificou o presidente da federação Delmino Pereira, em declarações ao jornal A Bola.

A Liga do Campeões tem como objetivo tornar o ciclismo de pista mais emocionante e acessível aos que gostam da modalidade e contará, nesta segunda edição, com a presença de 72 ciclistas divididos em igual número por homens e mulheres, e será composta por cinco sessões: dia 12 no Velódromo das Ilhas Baleares (Maiorca); dia 19 no Velódromo de Berlim (Alemanha); dia 26 no Velódromo de Saint-Quentin-En-Yvelines, em Paris (França); e 2 e 3 de dezembro, com sessões duplas no Lee Valley VeloPark, em Londres (Inglaterra).

Entre os participantes encontram-se quatro campeões olímpicos e seis campeões do mundo, com atletas de 22 países. Em 2021 os vencedores no sprint foram o neerlandês Harrie Lavreysen e a alemã Emma Hinze, com Iuri Leitão em 4.º lugar; e na resistência impôs-se o norte-americano Gavin Hoover e a birtânica Katie Archibald, com Maria Martins na 8.ª posição.

O formato da competição consiste em provas de sprint e resistência, que incluem keirin em que os dois corredores mais rápidos das três eliminatórias se classificam para a final a seis, sprint com eliminatórias de três ciclistas que culmina com a final a dois, scratch em versão mais curta e mais rápida que nos campeonatos e eliminação, em que um ciclista é eliminado a cada duas voltas até ficar um que será o vencedor. Em cada corrida serão atribuídos pontos em todas as categorias, na soma total será encontrada na última sessão em que serão declarados os vencedores de ambos os sexos.

Foto principal: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais querer ler…

Dois sextos lugares a fechar os Mundiais de Pista

PUB
Giant TCR 2024

Também vais gostar destes!