A Thok já tinha mostrado no passado novidades neste campo, mas na mais recente feira Eurobike apresentou mesmo uma nova bicicleta com um quadro em alumínio totalmente impresso em 3D. Para levar a cabo tal projeto, a empresa associou-se à marca belga Materialise, especialista em impressão 3D para os setores aeroespacial, automóvel e também médico.

PUB
Orbea Genius Dealers

“A tecnologia é a SLM, Seective Laser Melting (fundição seletiva a laser): este é um procedimento da fabricação no qual o pó de metal é fundido através de um sistema laser”, informa a Thok. O projeto dá pelo nome de Thok Project 4.

Contudo, o quadro do modelo final será construído em fibra de carbono. É que conceber protótipos neste material torna-se bastante dispendioso e demorado, pelo que a solução de alumínio e com recurso à tecnologia 3D permite testar geometria e configurações no terreno, dando lugar depois a ajustes e modificações de forma mais rápida.

“Antes realizávamos revisões sucessivas do projeto, não menos de três protótipos apenas do quadro, para que este fosse estudado antes de se passar à realização do primeiro modelo funcional. Com o Thok P4, a primeira revisão é já um modelo com espessuras e distâncias típicas da fibra de carbono, feito para ser usado normanente, e principalmente para se poder pedalar com sensações muito próximas da bicicleta definitiva”, explica Stefano Migliorini, CEO da Thok.

Esta nova bicicleta elétrica de montanha, modelo de 2024, é uma e-bike light que será equipada com o novo motor Bosch SX. Vai ser possível escolher a capacidade da bateria entre as opções de 400, 500, 625 e 750 Wh. A isto acrecenta-se ainda um range extender de 250 Wh vendido em separado.

PUB
Giant TCR 2024

Podes ver mais características deste protótipo no site oficial da marca, link abaixo.

Mais info:

Lê também:

Nova Thok MIG HT-R: a e-bike multifacetada da marca italiana?

Imagens: Thok

PUB
Prototype

Também vais gostar destes!