Estamos a falar das bicicletas elétricas MORO 07, Wabash RT e CrossCore RC, um trio que compõe assim a novíssima gama de e-bikes Yahama! A primeira é uma e-BTT, a segunda uma de gravel e a terceira destina-se a ambientes citadinos, essencialmente, é uma urbana elétrica. É ela que está no vídeo acima e é por ela que começamos.

PUB
Prototype

Até porque a CrossCore RC é uma elétrica que está pronta para andar na cidade, mas que também pode muito bem assumir os momentos de trekking, e até em estradões de terra batida, garante a marca. O motor é o Yamaha PWseries-ST, com 70 Nm, a bateria tem 500 Wh e o guiador plano faz lembrar uma BTT.

Olhando de uma forma geral para a estrutura, o quadro em alumínio não esconde a natureza da bicicleta. Com rodas de 27,5” (700c) e suspensão frontal com curso de 63 mm (é a SR Suntour NEX E25).

Há ainda uma série de “pormenores” citadinos: grade de carga traseira, pontos de fixação para grades de bidão e bolsas, guia de corrente, etc… Com transmissão Shimano de 9x e peso a rondar os 24 kg.

Yamaha MORO 07 para o e-BTT

É a mais recente “maravilha” elétrica da marca a pensar nos trilhos de trail, claramente. O quadro em alumínio tem uma característica curiosa (tal como o tubo diagonal): é composto por dois tubos, na verdade, dispostos lado a lado. Isto faz com que o amortecedor encaixe entre ambos, dando um ar mais integrado a este e-bike de montanha.

Yamaha eBike MORO 07: Race the thrill
PUB
Orbea Genius Dealers

Com 24,3 kg, a MORO 07 rola com roda de 27,5”, também, que conta com pneus Maxxis Minion DHF e Rekon New EXO+ de 2.6”. Neste modelo, naturalmente, o motor é mais poderoso: é a unidade Yamaha PWSeries X3 de 85 Nm, apoiada pela mesma bateria de 500 Wh e pela unidade de controlo Interface X integrada junto ao guiador/avanço.

O amortecimento é um ponto forte: à frente, uma RockShox Lyrik Select RC com 160 mm; atrás, o amortecedor é o RockShox Super Deluxe Select+ RT. A transmissão é o grupo XT da Shimano (12x), mas os travões são Magura, mais concretamente os MT5 com discos de 203 mm. Prato 36t no pedaleiro!

A super gravel Yamaha Wabash RT!

Para gravel, para andar na cidade, para tudo, garante o fabricante. Entre as e-bikes Yamaha agora lançadas, talvez esta seja a que mais entusiasma… A Wabash RT tem um look muito interessante, com quadro também em alumínio e rodas também de 27,5” (700c, com pneus Maxxis Rambler 700 x 45c TR EXO), a dimensão que é denominador comum a toda a gama.

Yamaha eBike Wabash RT: Feel the adventure

E há outro pormenor muito útil e até raro neste tipo de bicicleta: um espigão de selim telescópico. A transmissão assenta num conjunto Shimano GRX RX600 de 11x (pedaleiro monoprato 34t, cassete 11-42t) e os travões são também da Shimano, os GRX RX400.

PUB
Orbea Genius Dealers

A bicicleta tem 21,4 kg e integra o motor Yamaha PWSeries ST 3 com a batera comum aos três modelos, com 500 Wh de capacidade.

Também vais querer ler…

Top 21 melhores bicicletas elétricas urbanas cheias de estilo!

Top 11 melhores bicicletas de gravel elétricas

Também vais gostar destes!