O GoRide teve o prazer de ser convidado pela Trek para estar presente na apresentação oficial desta grande novidade no catálogo da marca norte-americana: eis a impressionante Trek Madone Gen8, sendo que esta mais recente geração da Madone “é o melhor de dois mundos”.

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É a Trek quem o diz e de facto é agora anunciado que a Madone Gen8 vem substituir a Gen7 da mesma bicicleta, naturalmente, mas também a Émonda, que assim deixa de receber atualizações face ao modelo que já existe.

Já andámos com a nova TREK MADONE GEN8 | Primeiras impressões / Review

E a mensagem inicial que captámos durante a apresentação oficial em Madrid foi que a nova Madone foi “concebida com a ajuda dos melhores ciclistas do mundo, para ser a melhor onde quer que pedales”. E tivemos oportunidade de experimentar na estrada a bicicleta, como seria de esperar.

Podes ficar a saber tudo no nosso artigo de primeiras impressões, mas fica a informação de que muitos dos “argumentos” avançados pela Trek acabam por ser confirmados quando temos a bicicleta nas mãos: a Madone Gen8 é efetivamente uma bicicleta leve, bastante reativa e em que salta à vista o sistema IsoFlow, agora melhorado. Também sobre esta tecnologia podes ficar a saber mais no nosso artigo de hands-on em Madrid.

Aliás, a Madone Gen8 é tão leve como a mais recente Émonda SLR, “graças à construção com o novo carbono OCLV 900 Series “. Assim, a marca garante ainda que a bicicleta “sobe tão bem que até os fãs da Émonda vão ficar impressionados”. É, sem dúvida, para quem está em boa forma!

E será que vamos ver as equipas apoiadas pela Trek no WorldTour a andarem com esta Madone Gen8 na Volta à França? É certo que sim! Até porque, refere a Trek, a Madone Gen8 é 77 segundos por hora mais rápida do que a Émonda e tão rápida como a geração anterior da Madone.

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Quanto a “pormenores” que fazem a diferença, há novos bidons e grades RSL Aero (incluídos de série nas versões SLR e não nas SL) e, talvez o mais importante, a tecnologia IsoFlow foi melhorada, garante a Trek. Referem que há agora 80% de maior conformidade vertical, algo que pode permitir “absorver as vibrações da estrada, para que o ciclista pedale forte durante mais tempo”.

E há mais diferenças entre os modelos Madone SLR e SL? São várias, fazendo com que as SLR sejam bem mais exclusivas… Em primeiro lugar, a nova fibra de carbono 900 Series OCLV da Trek compõe o quadro das SLR, enquanto as SL são feitas com a fibra de carbono 500 Series OCLV.

Depois, as SLR (existem cinco versões) contam com o guiador de estrada integrado Aero RSL atualizado, em carbono OCLV, 3 cm mais estreito nos drops do que na zona das manetes, em prol da aerodinâmica. As SL, aqui, apresentam-se com o tradicional guiador de duas peças.

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Por outro lado, as SLR trazem de origem os novos bidons RSL Aero, e respetivas grades aerodinâmicas e as SL não contam com estes elementos. Estas também não estão disponíveis no projeto de personalização Trek Project One e são competíveis com transmissões mecânicas, enquanto as SLR só “aceitam” conjuntos eletrónicos.

Haveria muito mais a dizer sobre todos os modelos e versões da nova Trek Madone Gen8, mas o melhor mesmo é veres o vídeo acima e passares pelo site da Trek para ficares a conhecer todas as características e listas de material das bicicletas.

Não esquecer que temos um outro artigo com as nossas primeiras impressões, além do vídeo que fizemos quando tínhamos a Madone Gen8 nas mãos. Vale a pena ver!

Entretanto aqui está lista com a gama completa e um pequeno destaque das versões mais “equilibradas” entre as dez que estão disponíveis.

Trek Madone SLR 9 AXS

Esta é a versão mais bem equipada de toda a gama. Além de tudo o que o modelo SLR traz, destaque aqui para as rodas Bontrager Aeolus RSL 51 em carbono e para a transmissão e travões Sram Red AXS.

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Trek Madone SLR 7

Ainda entre as SLR, esta tem rodas Bontrager Aeolus Pro 51 com pneus Pirelli P Zero Race e transmissão Shimano Ultegra R8170 Di2.

Trek Madone SL 7

Nas SL, o carbono do quadro já é o 500 Series OCLV. As rodas são sempre importantes, pelo que nesta versão estão as Bontrager Aeolus Pro 51 de carbono. A transmissão está a cargo do conjunto elétrico Shimano Ultegra R8170 Di2 de 12x.

Versões da Trek Madone SLR Gen8:

Versões da Trek Madone SL Gen8:

Algumas imagens da apresentação da Trek Madone Gen8 em Madrid:

Mais info:


Créditos das imagens: GoRide / Trek / Ross Bell

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