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Partilha!Tweet Enduro 'moderno' é aquilo a que a própria marca de Alicante se refere ao apresentar esta nova e versátil Foxy: a tendência para que todas as bicicletas do momento não sejam demasiado 'radicais'... A tendência recente nas bicicletas de BTT é clara: apesar de cada gama ter a sua vocação e tipo de uso específico, as marcas esforçam-se para que cada modelo possa servir para mais do que uma vertente do ciclismo de montanha. Ou seja, tenta-se que sejam cada vez mais versáteis, tal como acontece com a nova Mondraker Foxy Carbon 2023 agora lançada.PUB Mas não sejamos induzidos em erro: esta é uma bicicleta de enduro, fazendo jus à fama e trabalho anterior na gama. Contudo, esta geração mostra uma bicicleta mais bem preparada para percorrer os trilhos que estão entre descidas… Exemplo: o triângulo traseiro, cada vez mais compacto, pretende ajudar nas partes em que é preciso subir. O quadro desta Foxy oferece 150 mm de curso nas suspensões traseiras, algo que pode passar despercebido, mas que tem como objetivo proporcionar um comportamento acima de média, diz a marca, e isto no que diz respeito à parte de trás da bicicleta. É o sistema Zero Geometry da Mondraker que permite que o quadro se mostre desta forma. Aliás, esta é uma tecnologia que já conhecemos de muitas outras bicicletas da marca espanhola, sendo a base um elemento basculante e um amortecedores “flutuantes”. Por seu turno, as suspensões frontais que surgem nas várias versões da Foxy de 2023 podem ter 160 ou 170 mm de curso, dependendo de cada caso diferente. Se a isto adicionarmos uma geometria de quadro na frente bastante típica do enduro, então os índices de segurança a descer, por exemplo, podem sai reforçados. Falamos de direção a 64,5 graus e de um reach de 460 mm no tamanho M.PUB Além disso, há forma de ajustar um pouco a geometria da bicicleta, isto na versão XR, a topo de gama. É o Geometry Kit, que permite adotar uma posição mais baixa no pedaleiro; e tal ajuste faz com que as relações do quadro variem. Por exemplo, a direção pode ficar um pouco mais “lançada”, indo até aos 64 graus, enquanto a distância entre eixos pode crescer entre 5 e 7 mm, dependendo dos tamanhos do quadro. Mas há ainda outro sistema em opção nestas bicicletas, e até já é nosso conhecido, também. É o sistema MIND aplicado às suspensões. Este é um sistema de telemetria e medição que recolhe alguns dados de utilização da bicicleta para depois procedermos ao ajuste das definições do amortecimento. Quanto à gama, encontramos nas lojas três versões distintas da Mondraker Foxy Carbon 2023. A versão XR é a topo de gama, com suspensões a cargo da Öhlins (suspensão frontal RXF36 m.2 de 170 mm e amortecedor amortiguador TTX Air) e transmissão eletrónica Sram X01 AXS.PUB Depois a versão RR, que também tem suspensões Öhlins (apesar de a suspensão da frente ter apenas 160 mm de curso) e apresenta-se com transmissão Sram GX Eagle, mecânica. Por fim, a versão R, que monta suspensões Fox no acabamento Performance (suspensão modelo 36 com 160 mm de curso e amortecedor X-LV). E ainda transmissão Sram NX Eagle. Mas há muitos outros elementos nas listas de especificações destas três bicicletas, aconselhamos a consulta de todas as informações no site da Mondraker. Link abaixo. Mais info: https://mondraker.com/pt Lê também: Hands-on GoRide.pt: Mondraker Dusty XR [com vídeo] Dentro da fábrica da Mondraker [com imagens]PUB
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