A nova gama Mondraker 2022 chegou. Falamos das novas bicicletas de BTT, enduro, downhill e e-BTT da marca, que não esconde a forte aposta nas três tecnologias que já marcaram presença nos modelo do ano passado: o sistema de suspensão ZERO, a geometria Forward e o sistema de telemetria MIND.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Já em junho ficámos a conhecer a Mondraker Summun Carbon, que se “rendeu” completamente ao carbono na construção do quadro e que recebeu o sistema de telemetria de suspensão integrado da marca, o MIND, que já conhecíamos de alguns modelos anteriores, nomeadamente a Foxy e a Crafty.

O que este sistema faz é usar sensores magnéticos para detetar a posição de deslocamento das suspensões dianteira e traseira 100 vezes por segundo. Junto com os dados de GPS e a própria app móvel da Mondraker, essas informações podem ser usadas para avaliar as configurações da suspensão e para efetuar ajustes.

Mondraker Summun Carbon 2022

A Summun Carbon continua a ser a principal “estrela” da marca na vertente de downhill, com as versões RR e R (e com as Summun e Summun R) e respetivas configurações.

Nova gama Mondraker 2022: modelos XC

Falamos das bikes F-Podium, Podium e Chrono, algumas delas testadas por nós no que toca aos modelos do ano passado. O destaque, aqui, vai inevitavelmente para a hardtail Podium Carbon, que tem o rótulo de bike de XC com o quadro mais leve de sempre: menos de 800 gramas.

São apenas três os modelos, cada um mais bem equipado que os outros: Podium RR SL, Podium R e Podium. As listas de especificações e equipamento montado em cada modelo é extensa, aconselhamos a visita ao site da marca para consulta.

PUB
TrekFest 2024

Mondraker Podium R

Depois, as atenções viram-se para o modelo de suspensão total, a F-Podium, e para o sistema de amortecimento traseiro Zero, que coloca o amortecedor ao alto e que transmite excelentes sensações, como já tivemos oportunidade de experienciar na versão topo de gama de 2021.

Mondraker F-Podium DC RR

Também aqui encontramos a geometria Forward, sendo que estão disponíveis os modelos F-Podium “normal”, F-Podium R, F-Podium DC, F-Podium DC R e F-Podium DC RR, respetivamente da mais barata para a mais cara. Todas em carbono e com o rótulo de downcountry pelas suas características mais dinâmicas a descer!

Por seu turno, a Chrono ocupa posições mais na entrada de gama, com três modelos em carbono (Chrono Carbon, Chrono Carbon R e Chrono Carbon RR) e dois em alumínio (Chrono e Chrono R).

PUB
Riese & Müller Multitinker

Mondraker Chrono

Para trail e enduro

Nestas duas vertantes, o que não falta na nova gama Mondraker 2022 são opções a ter em conta. A Dusk e a Chaser são as e-bikes de enduro em que a marca aposta para esta temporada, pelo que é indicado que, com a ajuda do range extender disponível em separado (com instalação no suporte para o bidão), a capacidade das baterias pode chegar aos 990Wh.

Mondraker Chaser

Jás as Prime e Tundra são os modelos mais virados para o trail.

Mondraker Prime

Mas é a SuperFoxy que mais clama as atenções. Esta super enduro continua a “dar cartas” no portfólio da Mondraker e apresenta-se com quatro modelos, dois com quadro em alumínio (SuperFoxy e SuperFoxy R) e dois com quadro em carbono (SuperFoxy Carbon e SuperFoxy Carbon R).

Mondraker SuperFoxy Carbon RR

BTT ou Urban Cross?

Para as duas coisas, garante a Mondraker! Nesta vertente a marca apresenta agora para 2022 dois modelos que tanto podem ser usados para deslocações na cidade como em “aventuras” em estradões, por exemplo. São as elétricas Prime-X e Thundra-X.

PUB
Prototype

Mondraker Prime-X

Mondraker Thundra-X

Todos os modelos, versões, especificações e preços estão no site da marca, que desde esta madrugada já está devidamente atualizado com toda a gama de bikes para 2022:

Também vais gostar destes!