Bem, de acordo com o anúncio de lançamento feito pela própria marca, a nova Canyon Torque 2022 pode sair da caixa e ir direta para o bike park e ir… muito mais além. E este mais além refere-se, na prática, a uma utilização muito mais diversificada. Porquê?

PUB
Riese & Müller Multitinker

Porque, olhando em pormenor para o modelo deste ano, notamos que a bike pode ser uma grande aliada dos percursos de enduro mais radicais. Até porque vai ser a máquina escolhida pelos atletas da Canyon para o próximo circuito Enduro World Series. Logo aí fica tudo dito, certo?

Assim, como seria de esperar, a geometria do quadro foi alterada e “melhorada”: ângulo de direção mais descontraído, menos offset nas suspensões frontais, um reach maior e tubos de selim mais verticais. Em resumo, uma bike mais “manobrável”.

Uma novidade ainda melhor é constatarmos que esta nova Canyon Torque para 2022 está disponível em três combinações de rodas diferentes: uma versão com rodas 27,5” (mais reativa!), uma com rodas 29” (mais estabilidade e comodidade) e a tão esperada versão Mullet, que traz mais tração por ter roda 27,5” atrás e roda 29” à frente.

Canyon Torque 29

Ainda falando do quadro e das versões disponíveis, há quadros em alumínio e em carbono. Todos eles permitem instalar grade de bidon e derivam de trabalhos diferentes por parte dos engenheiros da Canyon.

PUB
Beeq

As versões de alumínio (AL) recorrem a secções de tubos mais rectas, para aumentar a resistência do quadro, com peso total de 3.250 gramas (menos 250 gramas que a Torque de 2021).

Canyon Torque 27

Por sua vez, os quadros de carbono (CF) são full carbon e pesam 2.652 gramas, um peso que até é bastante contido para uma bicicleta com cursos de amortecimento na casa dos 17 mm.

A Toque CF mais leve tem 14,7 kg. Falamos também de um índice de rigidez de categoria 5, a mesma do quadro da Sender, que venceu a última Taça do Mundo de downhill.

PUB
Prototype

Canyon Torque Mullet

Quanto à gama completa e aos respetivos preços, já se sabe que no site da Canyon estão todas as versões e listas de características. Mas refira-se a que está na entrada de gama, a Canyon Torque 5 AL, com quadro em alumínio, que custa 2.799 euros e é a mais barata. Conta com suspensão forntal RockShox ZEB Select, amortecedor Rock Shox Super Deluxe Select+, transmissão Shimano Deore 12x, rodas Race Face AR30…

Canyon Torque 5 27

No outro extremo da gama está a Canyon Torque CF 9, a mas cara (5.999 euros), que incorpora suspensões Fox Factory (uma 38 à frente e um amortecedor X2), transmissão Shimano XTR e rodas DT Swiss FR560 específicas para downhill, entre outros elementos.

Canyon Torque CF9 29

Uma nota especial para a versão CF Mullet de Fabio Wibmer, com suspensões Öhlins (suspensão frontal RXF38, amortecedor TTX22M) 100% afinadas para o enduro e transmissão Sram X01. Um toque exclusividade a troco de 5.699 euros.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Canyon Torque CF CLLCTV FW

Todas as versões da Canyon Torque 2022:

Mais info:

Também vais gostar destes!