Todos os “cantos” desta bicicleta de XC (e DC) da marca alemã foram revistos a pensar em “mais desempenho”, como explica a marca, e como tivemos oportunidade de ver em primeira mão no Sea Otter Europe, em Setembro. Com muita pena nossa, não era possível mostrar a nova Canyon Lux Trail de 2024. Mas agora já podemos, é o lançamento internacional da bicicleta!

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Ora, e em grande destaque está algo que é bastante natural nos quadros em alumínio até hoje, mas que nem sempre é linear de fazer no carbono: o compartimento de carga a aproveitar o interior do tubo diagonal, algo que também vemos na gravel Canyon Grail 2024, recentemente lançada. Mas já lá vamos…

O que interessa ainda mais na Lux Trail que agora aparece é a forma como a suspensão traseira foi reformulada. O sistema faz lembrar algo que algumas marcas concorrentes já fazem, como um amortecedor traseiro a funcionar muito próximo do tubo superior, a dar continuidade à escoras…

E isso faz com que toda a geometria esteja ajustada, sendo que o amortecimento conta com 120 mm à frente e 115 mm atrás, não fosse esta uma bicicleta de downcountry, também… O ângulo do selim, mais do que o resto, mudou: está mais pronunciado e deixa-nos numa posição diferente, mais de “ataque”. O ângulo de direção “abre” um pouco mais, também.

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O quadro no tamanho M pesa 1.996 gramas, isto na versão feita com carbono CFR; no CF, contudo, o peso é de 2.164 gramas. O primeiro é a categoria mais refinada do carbono, e acolhe as versões mais caras da Lux Trail, ao passo que o CF apresenta-se com valores mais acessíveis, como é normal no catálogo da marca.

Agora sim, falar do compartimento no quadro. Com um sistema de fecho que parece eficiente, debaixo da tampa, que está debaixo da grade de bidon do meio (há espaço para duas, agora…), está um kit de reparação integrado: ferramenta multiusos, cartucho de CO2 e ainda itens de reparação de furos nas extremidades do guiador, por dentro…

Ainda no interior do tubo diagonal, é possível adquirir em separado a bolsa Canyon Load, que serve para lá colocar câmaras de ar, cartuchos de CO2 extra e tudo o mais que lá conseguirmos “enfiar”. Tudo em segurança e sem dar azo a barulhos parasita, diz a Canyon.

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Melhor: as versões Lux Trail CFR vêm de série com o novo cockpit integrado em carbono, além de que no guiador, à esquerda, está o comando que permite ajustar o amortecimento em três modos diferentes: aberto, pedal e bloqueado.

A gama é composta por seis versões, duas CFR (a CFR LTD e a CFR “normal”) e quatro CF: Lux Trail CF 9, 8, 7 e 6. Todas elas com quadros em carbono, com o tal bloqueio de suspensão remoto e espigão telescópico de origem. Mas refira-se que a CFR “normal” e a CF 6 não estarão disponíveis para os países da União Europeia, à partida.

A topo de gama é a Canyon Lux Trail CFR LTD… Com suspensão frontal RockShox SID Luxe Ultimate 3-Pos, travões Sram Level Ultimate Stealth, transmissão eletrónica Sram XX AXS Eagle e rodas DT Swiss XRC1200, entre outros componentes que podes conferir no site oficial da Canyon.

O peso no tamanho M anda nos 11,66 kg e o preço será de 7.599 euros, sabendo desde já que em Portugal é ligeiramente mais baixo.

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Entre as versões em carbono CF, destaque para a Canyon Lux Trail CF 9, com configuração RockShox: suspensão frontal SID Select+ de 120 mm e amortecedor SID Luxe Select+ 3-Pos RMT.

Ainda com travagem Sram Level Silver Stealth, espigão RockShox Reverb AXS e transmissão Sram GX AXS Eagle, também eletrónica. Rodas DT Swiss XRC1501, peso de 12,45 kg (tamanho M) e preços desde 5.099 euros.

Já a Canyon Lux Trail CF 8 muda na marca do amortecimento! Tem suspensão frontal Fox 34 SC Performance Elite de 120 mm e atrás está o amortecedor Float SL Performance Elite 3-Pos RMT de 115 mm. O espigão também é Fox, é o Transfer SL Performance Elite, ao passo que a transmissão é full XT, tal como a travagem. O peso anda nos 12,48 kg e os preços rondam os 4.199 euros.

Por fim, a quarta versão disponível para o nosso mercado é a Canyon Lux Trail CF 7, também com Fox e Shimano. Entre o material, cujas listas podes consultar no site da marca, está uma 34 SC Performance à frente, um Float SL Performance Elite 3-Pos RMT atrás, travões e transmissão Shimano SLX. Pesos nos 12,9 kg e valores nos 3.299 euros.

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