Gonçalo Bandeira terminou a prova de downhill na categoria de elite masculina na 19ª posição, obtendo assim o melhor resultado português de sempre em Campeonatos do Mundo de ciclismo. A prova foi disputada em Fort William, na Escócia.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

O campeão nacional já tinha deixado excelentes indicadores na descida da qualificação; mais tarde, na final, voltou a apresentar-se em excelente nível. Melhorou a 31ª posição que alcançou em 2022 e terminou no 19º posto após terminar a prova em 4’36″648.

Anteriormente, a melhor prestação portuguesa de sempre pertencia a Francisco Pardal: um 24º lugar em 2018.

Nesta final, o outro português que também participou foi Nuno Reis, tendo terminado na 53ª posição com um tempo de 4’47″197.

“O Gonçalo fez uma corrida de elevadíssimo nível, confirmando o imenso valor que tem. No primeiro troço de prova conseguiu mesmo o sexto melhor registo de todos os participantes. O Nuno também teve uma boa prestação, embora prejudicada por ter sido dos corredores a competir sob mais chuva e com vento mais forte. Em geral ficámos muito satisfeitos, porque ambos tiveram uma boa prestação”, disse David Rosa, selecionador nacional.

Charlie Hatton (Reino Unido) sagrou-se campeão mundial com 4’26″747, menos 599 milésimos que Andreas Kolb (Áustria) e 1,229 segundos que Laurie Greenland (Reino Unido), que acabaram por fechar o pódio, respetivamente.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Mais info:

Lê também:

O quarteto luso que luta amanhã pela oportunidade de vencer em Glasgow

Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!