Jan Hirt ascendeu à liderança do Tour de Omã ao vencer no topo de Jabal Al Akhdhar, a Montanha Verde, o final da 5ª etapa da prova. O corredor checo da formação Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux, bem lançado pelos seus companheiros de equipa, fez o ataque decisivo a 2 quilómetros da meta, sem que nenhum dos seus rivais o pudesse acompanhar.

PUB
Giant TCR 2024

Atrás de Hirt chegaram as franceses Kévin Vauquelin e Élie Gesbert, da Arkéa-Samsic, a 39 e 48 segundos, respetivamente, seguidos pelo italiano Kevin Colleoni (BikeExchange-Jayco) e por Rui Costa (UAE Emirates), ambos a 57 segundos do vencedor.

O camisola vermelha Fausto Masnada (Quick-Step Alpha Vinyl Team), líder à partida para a etapa, não suportou o ritmo na montanha e chegou no 11.º lugar, a 1.48 minutos de Jan Hirt, que assume o comando da corrida a um dia do final – uma jornada para velocistas -, com 1 minuto de vantagem sobre Masnada e 1.16 minutos sobre Rui Costa, que fecham o pódio.

Twiter Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux

PUB
TrekFest 2024

A equipa desta segunda-feira foi decidida, como se esperava, na Montanha Verde (5,7 km a 10,5%). No sopé, a Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux estabeleceu um ritmo alto e rapidamente restringiu a apenas dez corredores o pelotão, com Rein Taaramäe, em realce, no trabalho para o seu líder, Jan Hirt.

O checo, então, partiu para o ataque a 2 quilómetros do cume, sem que ninguém pudesse segui-lo, vencendo com 39 segundos de vantagem sobre Kévin Vauquelin e 48 segundos de Élie Gesbert. O português Rui Costa garantiu o segundo pódio da temporada, após o Saudi Tour.

Foto principal: Twiter Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux

Também vais gostar destes!