Como já tínhamos observado aquando das nossas experiências com o capacete MT500 da marca, há mais equipamento Endura para testar! Desta vez temos por aqui as nossas impressões sobre a linha SingleTrack, mais concretamente um conjunto composto por calções de corte largo e jersey de trail.

PUB
TrekFest 2024

Este é um conjunto claramente orientado para o verão e para as alturas em que as temperaturas estão mais altas, isto apesar de os calções proporcionarem algum isolamento perante calor e frio, em contraponto, parece-nos. Mas o que quisemos verificar foram as sensações quanto a lezeza e capacidade de ventilação.

Calções Endura SingleTrack Lite

Os calções aparentam ser muito leves, tanto pelo seu design, quer pelo tecido usado na  conceção: o nylon. No entanto, pelo seu comprimento podem deixar a ideia de serem demasiado quentes para as pernas… mas não! O tecido micro-perfurado permite que exista uma corrente de ar que refresca a zona das pernas de forma bastante eficaz.

Tudo isto são vantagens, porque não se torna mais quente que outros calções do estilo baggies que já experimentámos. Permitem o uso de joelheiras sem qualquer problema, sendo que nessas situções o tecido passa por cima desse acessório sem oferecer resistência.

Gostamos também da resistência a “tratamentos” mais agressivos, até porque sendo calções de trai le all mountain destinam-se a um uso em singletracks, trilhos com vegetação, etc, ambientes que podem provocar rasgos ou danificar o tecido.

PUB
Giant TCR 2024
E8103BA SingleTrack Lite Short

Além disso, em modalidades como o trail, o all mountain e o enduro (ao qual se destinam estes calções) existem muitas vezes quedas, pelo que materiais mais resistentes reduzem não só os danos físicos como aumentam a vida útil do equipamento.

O ajuste dos calções acontece como na grande maioria: um fecho frontal, dois botões de pressão e tiras de velcro nas laterais. O tamanho M (aquele que usámos neste teste) ficou-nos um pouco largo, ou seja, parece ser um M maior que o habitual… Recomendamos que experimentes primeiro antes da aquisição.

Este modelo não tem carneira incluida, pelo que será necessário colocares por baixo o habitual calção de lycra almofadado caso pretendas esse tipo de proteção. Há ainda três bolsos, todos eles com fecho, o que os torna muito práticos e versáteis. O preço é de 89,99 euros.

PUB
Giant TCR 2024

Mais info aqui: Endura Short SingleTrack Lite.

Camisola SingleTrack Core II

A camisola Endura SingleTrack destaca-se pela estética muito bem conseguida, isto em nosso entender, pois agrada-nos a conjugação das cores vivas com um design sóbrio, de certa forma. O tecido é 100% poliéster e concebido com 80% de materiais reciclados, garante a marca. Um ponto positivo.

A construção é respirável q.b., com boa absorção do suor, algo que confirmámos sob temperaturas elevadas. Não notámos aquela sensação de estarmos a andar com a roupa ensopada… Não é um modelo demasiado largo nem justo, tem um fit adequado, até porque não “esvoaça” quando descemos trilhos mais depressa.

À semelhança dos calções, esta jersey é também bastante resistente a um uso mais exigente. É preciso dizer, contudo, que no meio de arbustos e ramos mais “saídos” nem sempre saiu imune… O preço desta jersey é de 39,99 euros.

E3232BB SingleTrack Core Tee II

 

PUB
Beeq

Mais info aqui: Camisola Endura SingleTrack Core II.

Neste artigo:

  • Texto e ciclista em ação: José Escotto
  • Fotos e vídeo: Samuel Iglesias

Lê também:

Hands-on GoRide.pt: capacete Endura MT500 Mips [com vídeo]

Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.

Também vais gostar destes!