A Endura teve a amável ideia de nos enviar um kit completo da linha MT500, e por isso dividimos os nossos testes a este material em vários artigos. E aqui falamos da nossa experiência com o capacete Endura MT500.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

E começamos por afirmar que hoje em dia não precisamos de procurar muito para encontrarmos um capacete seguro e visualmente apelativo, sendo que este é mais destinado a umas boas voltas de trail.

Há pormenores neste modelo  com pormenores tecnológicos que justificam o valor a investir, que é de 199 euros, num segmento em que um capacete pode ir bem além disto.

Em termos de proteção, o MT500 Mips, como o próprio nome indica, vem equipado com o sistema de proteção contra impactos rotacionais Mips, reforçando a segurança passiva em cima da bicicleta.

Na verdade, este capacete Endura já existia antes no catálogo da marca, mas contava apenas com um núcleo em Koroyd, tecnologia da própria marca, que já oferecia mais proteção que a espuma tradicional EPS, explica a mesma.

PUB
Prototype

Agora, com a junção das duas tecnologias, a segurança fica mais reforçada, em princípio.

Qualidade de construção

Algo que se nota imediatamente é a qualidade de construção deste capacete. O interior está perfeitamente “aconchegado”, com esponjas no sítio certo, e também não existem zonas “irritantes” ao toque, nem peças plásticas com “mau” aspeto.

“Vistoria” feita, além da sensação de qualidade, de certa forma é-nos transmitida a segurança de que o capacete vai fazer o seu trabalho quando mais precisarmos dele.

O bom acabamento continua com um peso que não é excessivo dadas as dimensões e o tipo de uso a que se.destina: 430 gramas. O composto koroyd é um dos grandes responsáveis por este registo na balança.

PUB
Giant TCR 2024

Ventilação

Um dos pontos que mais vezes lamentamos em capacetes com sistema Mips é a pobre ventilação da cabeça, e este caso não é exceção. Contudo, a Mips desenvolveu um sistema, o Air Node, que é um pouco mais ventilado, e menos volumoso, que está pr sente no MT500.

E, tendo em conta que este modelo utiliza o composto Koroyd, que por “defeito” permite muito mais ventilação que a espuma EPS, o problema da ventilação fica resolvido neste Endura MT500, parece-nos.

E, apesar de estarmos a testar este acessório de segurança no verão, por si só uma altura de temperaturas elevadas, o MT500 tem regulado a temperatura de forma eficaz, apesar de esteticamente não o parecer, por ser mais volumoso.

Em termos de ajuste, é preciso investir algum tempo a ajustar as alças, o suporte de aperto traseiro para a altura certa e o ajuste da estrutura 360 na “rodinha”. Estes são procedimentos transversais a qualquer capacete, mas que no MT500 exigem um bocadinho mais de dedicação.

Feitos esses ajustes, o capacete não incomoda em nada, e a surpresa vem quando andamos a baixas velocidades e percebemos que a brisa corre bem por entre os “favos de mel” da estrutura, refrescando a cabeça.

PUB
Giant TCR 2024

Proteção ‘top’

Além da tecnologia Mips, talvez valha a pena aprofundar os conhecimentos em relação ao já referido elemento Koroyd. Esta estrutura é composta por pequenos tubos pensados para dobrar instantaneamente (e de forma consistente, sem deformações excessivas) em caso de impacto.

Vídeo oficial do Endura MT 500:

E1536 Helmets MT500 MIPS® Helmet

A força exercida no impacto é absorvida de forma controlada e minimiza a transferência de energia para a cabeça. Tudo isto foi explicado pela própria Endura, e felizmente não o verificámos pessoalmente.

O sistema Koroyd foi inicialmente projetado para ser um concorrente da tecnologia Mips: tinha como objetivo proteger contra impactos angulares, mas com um peso muito mais baixo que o Mips. Agora encontram-se os dois a trabalhar em conjunto, neste capacete, o que pelo menos em teoria reforça a segurança.

O próprio design do capacete também é orientado para garantir máxima proteção, como podemos constatar pela parte traseira que desce muito mais que outros capacetes, para proteger ao máximo a cabeça. Um design ao estilo dos modelos de trail e All mountain, mas que também pode servir para voltas de XC.

Itens adicionais

O MT500 faz uso de uma viseira que se fixa em duas posições para deixar entrar mais ou menos luz solar. Gostamos do facto de estar firmemente encaixada no capacete, o que na verdade até dificulta um pouco o seu posicionamento, mas por outro lado, uma vez colocada no lugar, fica muito bem segura.

O capacete vem também com um pequeno suporte para qualquer tipo de câmera de ação, ou para a instalação de luzes. Experimentámos, e a instalação é fácil e mantém a câmara sempre no lugar (no caso da luz não testámos). Outro detalhe é um pequeno elástico colocado na parte traseira que ajuda a manter a faixa flexível dos óculos no lugar.

As fivelas de aperto funcionam perfeitamente e sem problemas. Contudo, e dado o preço do capacete, poderiam ter sido incluídas fivelas magnéticas (Fidlock). A pequena rodinha traseira de ajuste a 360 graus é de fácil manuseamento: a altura da estrutura é também ajustável, o que dá mais opções de aperto.

Veredicto GoRide…

Este capacete Endura MT500 é mais bonito ao vivo do que nas fotografias.

Se tivermos de apontar uma desvantagem, essa seria a adaptação à cabeça: é difícil achar a posição mais adequada, o que por vezes causa desconforto na utilização. Em certas alturas tivemos mesmo de parar para fazer novos ajustes. Mas, uma vez encontrada a “fórmula mágica”, o conforto existe, apesar do aspeto maciço do capacete.

De resto, não apontámos mais nenhum ponto negativo. O capacete promete ser muito seguro, quer seja pela conjugação dupla do Mips com o Koroyd, quer seja pela sua forma.

Também gostamos da viseira, que faz bem o seu trabalho e não sai do lugar. Apreciámos os detalhes práticos, como o elástico para os óculos, o suporte para a câmara… E, claro, a boa relação preço/qualidade, embora o custo deste MT500 seja elevado para a grande maioria dos bolsos: acreditamos que o investimento vale a pena para quem procura um modelo com estas características.

A propósito, relembramos que este capacete está coberto pelo seguro de substituição Endura Crash. Ou seja, se sofreres um acidente e o capacete fica danificado, a Endura substitui o capacete por um do mesmo modelo (ou semelhante, se o teu já não existir) ou por 50% do valor praticado no país onde foi adquirido.

Ficha técnica do capacete Endura MT500 Mips:

  • Carcaça: policarbonato
  • Sistema de segurança: MIPS Air Node com tecnologia Full Koroyd Core
  • Ajuste: roda traseira 360 e estrutura com regulação em altura
  • Viseira: regulação para duas posições
  • Suporte para câmara/luz: sim
  • Peso (verificado pelo GoRide): 430 gramas
  • Preço: 199 euros

Neste artigo:

  • Texto: José Escotto
  • Rider em ação: José Escotto
  • Fotos e vídeo: Samuel Iglesias

Mais info:

Lê também:

Hands-on GoRide.pt: capacete Trek Velocis MIPS [com vídeos]

Também vais gostar destes!