Esta linha de equipamento Spiuk All Terrain está claramente orientada para um tipo de utilização que vai desde o trail até ao downhill, e não é de todo exclusiva do verão, pois estas duas peças podem muito bem “trabalhar” com o tempo menos quente debaixo de um anorak ou casaco.

PUB
KTM

E a marca espanhola coloca este calção e esta jersey nas mãos de vários ciclistas de enduro que os que utilizam em competição. É o caso da equipa Spiuk Basoa Enduro. Então, estes são os itens qu  mais se destacam no corpo e que nunca devem faltar num bom conjunto de equipamento para o BTT gravity: a jersey e os calções curtos, ambos de corte largo e descontraído.

A série All Terrain tem contudo uma gama bastante ampla. Quanto a jerseys, são quatro modelo diferentes: a de manga curta que aqui testamos (existe em duas versões diferentes e em quatro cores), uma de manga comprida (duas cores) com as mesmas características do modelo de  manga curta, uma de meia manga ou 3/4, e outra de manga comprida mas de tecido mais quente, talvez mesmo a pensar no inverno (também em duas cores).

No que diz respeito aos calções, estes nossos “protagonistas” estão disponíveis em duas cores, podendo também ser compridos (e repelentes à água), um modelo que já testámos aqui pelo GoRide.pt com um resultado muito positivo. Neste caso trata-se de um modelo curto.

Para um bom equipamento, a puxar ligeiramente ao “agressivo”, existem duas características essenciais: em primeiro lugar, este tipo de roupa técnica deve ser “maleável”, para permitir liberdade de movimentos (e poder acomodar os acessórios de proteção); em segundo lugar, deve seguir padrões de fabrico de alta qualidade, para resistir ao uso mais rigoroso…

PUB
Giant TCR 2024
Podemos dizer que ambos os itens apresentam estas características, especialmente os calções: são feitos de tecido muito resistente e bielástico, com a tecnologia habitual da marca, a Ergodryfresh, que permite uma rápida recuperação da sua forma inicial. São muito agradáveis para usar com temperaturas mais elevadas, proporcionando na maioria das situações algumas sensação de frescura.

Estes calções Spiuk All Terrain podem ser usados com calções interiores almofadados: não o fizemos em nenhum dos dias em que já os usámos, pois preferimos levar outros calções mais “robustos” por baixo, de licra. E até por vezes calções convencionais de BTT XC, com alças. Refira-se que estes Spiuk permitem fazer isto facilmente, mantendo o conforto.

A versatilidade destes calções é interessante: com três bolsos, incluindo um bolso frontal com fecho de correr, ficam abertas as portas para outros tipos de utilização, como o gravel, por exemplo.

Têm também bastante espaço para serem usados com joelheiras: experimentámos um tamanho S e, embora não fosse excessivamente largo na parte inferior das pernas, as joelheiras de proteção não incomodavam após estarmos totalmente equipados.

O ajuste é bom graças às duas tiras de velcro laterais e ao fecho frontal com um botão de pressão automático. Não encontrámos desconforto neste aspeto… O logótipo traseiro é também refletor, bastante prático se estivermos na estrada.

PUB
Giant TCR 2024

Outro aspeto positivo acaba por ser o preço de 54 euros, um pouco abaixo face à média de valores praticados pela concorrência… Mas refira-se que isto não inclui nenhum calção interior almofadado. São vendidos em separado e custam 34 euros.

Já a jersey apresenta como grande novidade o design. Gostamos que a marca basca tenha apostado nestas últimas temporadas em mudar de designs mais sóbrios (moda que reinava nas criações das melhores marcas) para outros mais audazes e que trazem alguma cor ao vestuário de trail.

Em termos de funcionalidade, esta é uma jersey confortável, com um corte bastante “largo” e tecido leve. A parte de trás é ligeiramente mais ventilada (seca rápido), por isso não vais sentir o suor (a menos que utilizes uma mochila). O tecido SensodryFresh é em grande parte responsável por este resultado final.

Andámos em trilhos com muita vegetação e de forma geral esta jersey mostra-se bastante resistente a rasgões, embora tenha sofrido alguns… Mas comportou-se bem para o tratamento que lhe demos! E o preço está em linha com outros produtos Spiuk, com uma boa relação preço-qualidade: 39 euros.

Mais info:

Neste teste:

  • Texto, fotos e vídeo: José Escotto
  • Rider em ação: Samuel Iglesias

Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Também vais gostar destes!