São as novas e entusiasmantes e-bikes de BTT da Mondraker. São muitas, destinam-se a enduro e a superenduro (também há uma mais virada para trail) e são as Crafty, Crafty Carbon, Level, Chaser e Prime.

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Entre os dias 6 e 8 de Setembro, o GoRide.pt esteve a convite exclusivo da Mondraker na inauguração das suas novas instalações em Elche, perto de Alicante, em Espanha.

Por lá aconteceu também a apresentação da gama de bicicletas Mondraker para 2022, pelo que aqui deixamos o primeiro vislumbre de tudo o que experienciámos durante estes dias, sempre com algo bem vincado: esta marca, que nasceu no início do ano 2000, não esconde que o seu ADN é a emoção e a competição.

Tal pode ser constatado claramente na extensa gama de bikes comercializadas pela Mondraker, do XC ao downhill e pela presença no pódio nas competições em 2018 e 2019. Inclusive, em 2020, venceu a taça do mundo em Val Di Sole.

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Assim, é normal vermos várias tecnologias desenvolvidas pela marca a integrarem estes novos modelos de bicicletas elétricas destinadas aos trilhos na montanha. Entre elas estão claramente em destaque os sistemas Mind e Zero.

Ambos são sistemas relacionados com as suspensões. O Zero é o sistema de amortecimento traseiro das Mondraker atuais, que até já vimos por aqui na review da Mondraker (na review à F-Podium Carbon DC RR2021).

Já o Mind não é mais do que um sistema que recorre a um GPS integrado para recolher dados dos nossos trilhos e do funcionamento das suspensões, transmitindo-os depois paraapp MyMondraker para posterior análise e ajuste dos settings. Este sistema está presente nos modelos Foxy Carbon e Crafty Carbon 2021, entre outras bikes da marca.

 

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Mas, para já, apenas podemos desvendar as novidades relacionadas com as novas e-bikes para 2022. E aqui a grande novidade é que estes modelos passam a equipar com o motor Bosch Smart System, isto nas gamas e modelos Level, Crafty Carbon e Crafty, Chaser R, Prime R e Prime RX.

CONNECT & DISCONNECT | MONDRAKER BIKES

Falemos um pouco mais de cada um destes seis novos modelos em particular e deixemos mais para a frente quatro pontos essenciais no novo motor da Bosch.

Mondraker Crafty 2022

Começamos pela nova Crafty, pois foi a e-bike com que mais rolámos com a Mondraker nesta viagem pelas dezenas de kms dos single tracks pedregosos das serras a norte de Alicante. Dinamicamente, está soberba. E, por incrível que pareça, o que custa mais é acreditarmos em nós próprios perante o obstáculo, quer a subir como a descer, já que a bike consegue mesmo ultrapassá-lo sem qualquer problema.

De facto, o nosso teste começou logo com a descida do trilho “pior” de todos, como se tratasse de um “tratamento de choque”: entrávamos num single track com um ou outro drop, até que chegávamos a uma descida daquelas de cortar a respiração e de fechar os olhos.

O nosso teste começou logo com a descida do trilho “pior” de todos, como se tratasse de um “tratamento de choque”!

Mas de facto não era necessário te receio, pois os cursos da suspensão dianteira de 160 mm e 150 mm para a traseira (com exceção da XR, que conta com uma majestosa suspensão hidráulica OLHINS de 170 mm), absorve toda e qualquer irregularidade mais acentuada.

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Quando as subidas e “paredes” apareciam pela frente, apenas era preciso confiarmos em nós próprios, a bike transmitia uma sensação de que conseguimos tudo e aí vamos nós!

Estes modelos mostram-se agora com um quadro renovado e com importantes melhorias efetuadas. Especialmente a redução de peso, que assegura às Crafty de alumínio uma dinâmica irrepreensível, com o propósito de que esta seja sempre o mais “efetiva” possível.

Assim, esta gama e os seus quatro modelos diferentes estão cada vez mais competitivos no binómio qualidade/preço, contando com as tecnologias Forward Geometry, Zero Suspension System e Stealth Alloy. Falamos das Mondraker Crafty R (6.499 euros), Crafty RR (7.199 euros) e Crafty XR (7.999 euros).

Mondraker Crafty Carbon 2022

Esta é a bike “parte-corações”! Sem dúvida que o baixo peso acaba por ditar a diferença, tornando a bike um produto ainda mais premium. Sublinhamos a agilidade e a maneabilidade… Em termos de desempenho e eficácia, tal como a sua “irmã” de alumínio, é exímia.

E conta com as mesmas tecnologias desenvolvidas pela Mondraker (Forward Geometry e Zero Suspension System), sem esquecer os sistemas Stealth Air Full Carbon e Mind.

Os cursos de suspensão são de 160 mm na frente e de 150 mm na traseira, exceto para a versão mais radical XR, que tem 170 mm na frente.

A gama também é aqui composta por quatro modelos: as Mondraker Crafty Carbon R (8.299 euros), Crafty Carbon RR (9.499 euros), Crafty Carbon XR (9.999 euros) e Crafty Carbon RR SL (12.999 euros).

Eis mais imagens do nosso dia com as Crafty em Espanha com a Mondraker:

Mondraker Level 2022

Composta por dois modelos, esta gama compreende a Level RR (6.799 euros) e a Level R (8.699 euros).

São a “artilharia pesada do catálogo”, são aquelas talhadas para grandes saltos e descidas que desafiam qualquer um e onde os mais destemidos e técnicos deliciam quem os vê.

Um quadro de alumínio totalmente renovado, uma suspensão de 180 mm e curso traseiro de 170 mm.

Ambos os modelos usam amortecedores de mola para assegurar um tato mais sensível na parte traseira, diz a Mondraker, bem como o sistema de suspensão Zero adaptado para estas e-bikes de super enduro.

Mondraker Chaser R 2022

Custa 5.899 euros e é um modelo concebido para uma utilização mais ocasional e recreativa face à Crafty R, mas também está equipada com o novo motor Bosch. Com um quadro de alumínio 6061 com tecnologia Stealth Alloy Evo focado em proporcionar a máxima eficácia e prazer, referem.

Na frente conta com suspensão de 160 mm, 150 mm atrás. A Chaser R é assim uma e-bike bem equipada ao nível das tecnologias da marca e com bateria de 750 Wh.

Mondraker Prime R 2022

Por sua vez, a Prime R (4.199 euros) é uma e-bike pensada para os utilizadores de entrada neste universo do BTT. Tem a agilidade como ponto forte e nos passeios mais descontraídos conta com rodas de 29 polegadas, como seria de esperar.

Não se limita em terrenos mais complicados, devido à suspensão dianteira com 120 mm de curso. Muito versátil, não?

Mondraker Prime RX 2022

Por fim, com preços desde 4.399 euros, esta Prime RX “foi concebida para ser desfrutada tanto na cidade como nas montanhas”, diz a Mondraker. É uma e-bike tipo Urban Cross equipada com guarda-lamas, porta bagagens e luzes!

A suspensão dianteira de 120 mm de curso, pneus generosamente grossos e suspensão telescópica ONOFF permitem pedalar com a máxima segurança na cidade, mas também na montanha e em trilhos.

Novo Motor Bosch Smart System 

Para finalizar, os quatro pontos fortes que referimos no título. Estão todos relacionados com este novo motor da Bosch para 2022, o Performance Line CX GEN4, Smart System, que traz modificações ao nível do software e do firmware.

Além de um novo display e de um novo botão para alternar entre modos, por exemplo, a bateria de 750 Wh vai permitir-nos percorrer ainda uns kms. Eis os quatro elementos-chave neste novo motor:

1. O motor propriamente dito

Com 85 Nm de motor, o conceito multisensor deste propulsor elétrico proporciona uma pedalada muito mais natural, garante a marca, e pode ser utilizado em curvas mais apertadas e mesmo para começar a andar quando parados, otimizando assim a autonomia da bateria.

Além disso, o Bosch Smart System traz uma grande novidade em destaque: a nova app E-Bike Flow, que entre muitos outros recursos permite personalizar os modos de assistência, por exemplo.

2. A bateria

Tem 750 Wh e um design mais estilizado do que nas versões anteriores, com até 20% mais de autonomia do que a bateria de 625 Wh, dizem a Bosch e a Mondraker.

Esta Power Tube 750, devido ao carregador de 4A, promete uma carga completa alcançada em seis horas (50% em apenas 2 horas).

3. O LD Remote

Este é o novo nome do comando sem fios deste sistema. Inclui botões para alterar entre os três modos de assistência, para ativar o Walk Assist e para alterar a exibição de dados no visor.

Além disso, os LEDs luminosos permitir-nos saber em qualquer momento a forma como pedalamos e o estado de carga da bateria.

4. O display KIOX 300

Também renovado, o KIOX 300 pode ser posicionado como quisermos devido ao novo suporte multi-posições. Uma das características que mais se realça é que permite realizar as atualizações ao sistema que a Bosch vai libertando. A cores e com um design mais compacto.

Entretanto, estamos ansiosos para receber uma nova destas BTT elétricas para fazermos mais uma review e um vídeo de alto nível!

Mais info:



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