Penalizada com 20 segundos na classificação geral por abrigo prolongado durante a 5.ª etapa do Tour Femmes 2023, Demi Vollering não só perdeu tempo como também o seu diretor desportivo em consequência deste caso!

PUB
Cube Stereo ONE

Ontem, poucos minutos antes do início da 6.ª etapa, a União Ciclista Internacional (UCI) anunciou que Danny Stam, responsável desportivo da equipa SD Worx, foi excluído desta Volta à França Feminina.

“A UCI confirma a decisão tomada pelo Júri dos Comissários que arbitram a Volta a França Feminina sobre Danny Stam, diretor desportivo da WorldTeam Feminina, SD Worx”, Lê-se no comunicado de imprensa do organismo que superintende o ciclismo mundial.

PUB
Giant TCR 2024

O comunicado do Júri diz que, “depois de ter analisado atentamente as imagens televisivas disponíveis, que demonstram claramente a natureza perigosa da ultrapassagem de outros carros e de corredoras pelo veículo conduzido por Danny Stam, os comissários da UCI impuseram as seguintes sanções, com base nos artigos 2.12.007/4.7 último parágrafo e 2.12.007/8.2.2 último parágrafo do Regulamento o UCI: multa de 500 francos suíços e exclusão do evento. A UCI não comentará mais este caso”, pode ler-se na mesma nota.

Questionado pelo Sporza após a exclusão, Danny Stam afirmou-se conformado. “O que posso dizer? Não vai mudar muito. Tenho de aceitar a decisão, a UCI tem sempre a última palavra. Não me deu um motivo claro, apenas me disse que eu não poderia continuar. Vi as imagens e sei o que fiz. Não foi um comportamento estranho para mim. A minha saída é lamentável, mesmo que não afete diretamente as outras corredoras e a própria equipa. Não posso mais estar no carro, mas ainda vou ficar aqui”, declarou o neerlandês, que tinha sido muito menos consciencioso na noite de quinta-feira, quando teve uma troca de argumentos muito tensa com um membro do júri e questionou as habilitações da UCI, de acordo com informações também reveladas pelo Sporza.

Lê também:

Tour de France Femmes 2023: Bauernfeind triunfa após fuga madrugadora [com vídeo]

PUB
Beeq

Imagens: SD Worx Twitter

Também vais gostar destes!