David Gaudu venceu no Alto da Foia, Monchique, a 2.ª etapa da Volta ao Algarve, esta quinta-feira, após um sprint caótico de cerca de 20 corredores nos últimos 100 metros. O francês da Groupama-FDJ beneficiou, ainda, das quedas de Tobias Foss (Jumbo-Visma) e de Sergio Higuita (Bora-hansgrohe), após colisão entre ambos a 50 metros da linha de meta, quando também estavam em condições de vencer.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Gaudu chegou à frente de Samuele Battistella (Astana Qazaqstan) e de Ethan Hayter (Ineos Grenadiers), ambos a um segundo do vencedor do dia e novo líder da classificação geral. Na geral, o gaulês lidera com um segundo de avanço sobre o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates) e sobre o belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl), segundo e terceiro da geral, respetivamente.

Foto Luís Forra/LUSA

Ethan Hayter e Daniel Martinez (ambos da Ineos Grenadiers), Julien Bernard (Trek-Segafredo) e Sven Erik Bystrom (Intermarche-Wanty-Gobert Materiaux) estão por esta ordem nas posições seguintes, com o mesmo tempo de McNulty e Evenepoel.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

 

Fuga do dia sem liberdade

Os fugitivos Unai Iribar (Euskaltek-Euskadi), Nickolas Zukowsky (Human Powered Health), Tomas Contte (Aviludo-Louletano), César Martingil (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e João Matias (Tavfer-Mortagua-Ovos Matinados) escaparam ao pelotão logo ao quilómetro 5, mas foram alcançados a cerca de trinta da Foia, ainda antes das coisas começarem a ficar sérias, na subida da Picota (10,3 km a 5,3%).

Nesta subida, a anteceder a ascensão à Foia, o pelotão foi comandado pela Ineos, através de Geraint Thomas, Ben Tulett e Jonathan Castroviejo, com o grande grupo ainda composto por cerca de 50 corredores naquele momento.

Como esperado, foi na subida final a partir de Monchique (7,7 km a 6,1%) que se definiu a primeira etapa seletiva da corrida algarvia. Foram ainda ‘os’ Ineos, com Castroviejo e Ethan Hayter, a atacar as primeiras percentagens, rendidos por Louis Vervaeke, companheiro de equipa de Remco Evenepoel na Quick-Step Alpha Vinyl, e depois Stefan Küng, a trabalhar para David Gaudu na Groupama-FDJ.

PUB
Specialized Levo

O primeiro a mexer foi um português da equipa Continental Glassdrive Q8 Anicolor, Frederico Figueiredo, chegando a ter cerca de 50 metros de vantagem já no último quilómetro, obrigando Daniel Martinez (Ineos) a fechar o espaço com o Ethan Hayter na sua roda. Alcançado Frederico Figueiredo, Samuele Battistella (Astana Qazaqstan) lançou o sprint, mas foi ultrapassado nos últimos 50 metros pelo vencedor David Gaudu (Groupama-FDJ).

Na sexta-feira corre-se a terceira etapa, a mais longa, com uma ligação de 211,4 quilómetros entre Almodôvar e Faro.

Foto principal: Lusa

Também vais gostar destes!