Mark Cavendish disse que os rumores de rivalidade com Fabio Jakobsen por um lugar na formação da QuickStep Alpha Vinyl no Tour de França são descabidos. A dupla de velocistas da equipa belga espreita uma vaga na seleção para a corrida francesa, com Jakobsen atualmente em vantagem, desde logo porque Cavendish alinhará no Giro de Itália a partir do final desta semana.

PUB
Specialized Levo

“É uma história fácil de criar: ‘vou ou não vou’ ou ‘o meu companheiro de equipa vai’. É uma história fácil, mas é uma história bastante descabida…”, afirmou o britânico, vencedor de três etapas nesta temporada, contra seis de Jakobsen.

“Fabio e eu apoiamo-nos muito nos últimos anos”, disse Cavendish. “A última coisa que quero e a última coisa que ele quer, e a única coisa que me assusta em tudo isso, é que se crie qualquer tipo de rivalidade entre nós”.

“Nós estivemos lá um para o outro. Sei disso por experiência, por saber o que acontece quando a imprensa quer criar uma rivalidade. Infelizmente, isso começa a causar atrito e não somos assim e não queremos ser assim”, defendeu Maxmann.

“Estou bastante relutante em falar sobre isso, porque não quero zangar-me com um companheiro por causa de algo que está fora do nosso controlo. O que está no meu controlo é não falar sobre isso para que essas influências externas não possam afetar”, concluiu Cavendish.

Foto Stuart Franklin/Getty Images

PUB
Beeq

Fabio Jakobsen já tinha rejeitado também as suspeitas de rivalidade. Embora tenha confirmado que o seu “planeamento da temporada” estivesse “focado no Tour”, não poderia garantir que estará na equipa, uma vez que “é sempre o corredor que está melhor que é convocado”.

Cavendish vai estar no Giro, o que sugere que não competirá no Tour. Na corrida italiana, a que regressa após 2013, tem 15 vitórias em etapas. No Tour de 2021, o velocista inglês igualou o recorde de Eddy Merckx de vitórias em etapas na corrida (34), mas pode ter de esperar para tentar quebrar o recorde.

“Realmente, assumo que quero bater o recorde, mas tive essa vontade em 2016 e não tive oportunidade de o fazer nos anos seguintes…”, disse Cavendish. “Se puder ganhar mais 50 etapas do Tour, quero ganhá-las. Mas também não me pressiona…”

Também vais gostar destes!