É a própria Canyon que lança a pergunta: como melhorar uma bicicleta que ganhou o Campeonato do Mundo e a Taça do Mundo? A marca refere-se às novas Canyon Exceed 2021, naturalmente, e a resposta parece ser: “Tornando toda a família Exceed mais leve, mais rígida e com melhor controlo nos percursos mais duros”.

- - - Pub - - -

Specialized Recolha em Loja

A Canyon apresenta então agora as novas Exceed CFR, CF e SLX, todas elas roda 29”, com uma geometria redesenhada que é comum em todas as versões dos três modelos e com construções recorrendo a três tipos diferentes de carbono, garante.

Canyon Exceed 2021: o modelo CFR

A marca salienta que as versões CFR “são produtos produzidos em equipa entre os engenheiros da Canyon, desenhadores, mecânicos e os pilotos mais rápidos do mundo”. Uma rígida com 8,9 kg de fibra de carbono.

Canyon Exceed CFR Team

O quadro da Exceed CFR é um dos “mais leves do planeta”, segundo a Canyon, pesando 835 gramas no tamanho M. A marca refere que o novo modelo utiliza o chamado “cabelo de unicórnio”, ou seja, “uma pouco comum fibra de carbono (Toray M40X) de um custo tão elevado que é muito pouco usada na indústria da bicicleta”. Explica ainda que o “cabelo de unicórnio” é rígido e resistente, e permite usar menos material mantendo uma força e rigidez excecionais”.

Entre vários pontos a ter em conta – ângulo de direção de 69 graus, reach de 10 mm e avanços de 80 mm para melhorar o controlo em terrenos complicados, por exemplo –, um dos destaques está no espigão de selim telescópico: com apenas 390 gramas, foi desenvolvido pela marca em equipa com a DT Swiss.

Eis as duas versões:

Canyon Exceed CF SLX 2021

Mais abaixo na gama, surgem os modelos CF SLX e CF, um pouco mais pesados: quadros em carbono com 1.015 e 1.312 gramas, respetivamente. Mas a Canyon garante que o desempenho não se ressente.

No caso da CF SLX, é bem-vindo também o espigão de selim telescopico DT Swiss, desta vez co 420 gramas. Também o cockpit é todo em carbono, com 322 gramas no total. Suspensão frontal com 100 mm de curso, Rockshox.

As versões:

Canyon Exceed CF SLX 9

Canyon Exceed CF 2021

Já a CF conta também com muitos “pormenores” das suas “irmãs” mais bem equipadas, incluindo, por exemplo, o aperto de espigão de selim integrado no quadro.

As versões são:

Canyon Exceed CF 5

Todos os modelos Exceed vêm equipados com rodas 29, com espaço para dois bidões, mesmo no tamanho XS. A Canyon destaca que todas as Exceed “têm uma geometria moderna e equilibrada”, de forma a permitir um melhoramente no “controlo em terrenos complicados enquanto é rápida e ágil no trilho”. “Uns ângulos mais descontraídos e um reach mais longo são as mudanças mais evidentes na geometria”, afirma.

LÊ TAMBÉM:  Nova e-btt em carbono? Trek Rail 9.5

Criada a pensar em velocidade, todas as novas Canyon Exceed 2021 apresentam um cockpit que permite uma posição aerodinâmica que, realça a marca, “pode poupar preciosos segundos”.

Os preços variam entre os 1.699 euros e os 6.499 euros, dependendo da versão desejada dentro dos três modelos que compõem esta nova família Canyon Exceed.

Mais informações:

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.