Wout van Aert não sai dos destaques dos meios de comunicação social. E não pára de dar boas razões para tal. Afinal, são vitórias atrás de vitórias (e muito espetáculo) nas corridas de ciclocrosse. O belga atravessa um bom momento, mas a sua Cervélo R5-CX também deve ajudar… Vamos então conhecer melhor esta bicicleta.

PUB
Riese & Müller Multitinker

A empresa canadiana é parceira da equipa Jumbo-Visma desde 2021 e já está mais do que associada à poderosa equipa, que vive uma era de sucesso. A Cervélo R5-CX é o modelo de ciclocrosse e obviamente a escolhida por Wout van Aert e equipa para temporada na “lama”.

Esta bicicleta afasta-se dos desenhos impossíveis herdados da moda aero para, tendo um esquema bastante clássico, com um quadro de linhas elegantes onde se destaca um triângulo traseiro com tiras bastante altas.

Além disso, a bicicleta para o ciclista belga é um tamanho 56 (Van Aert mede1,90m), então as dimensões à primeira vista são grandes. Porém, se olharmos para sua geometria, vemos que sua R5-CX é uma bicicleta relativamente compacta: tem um distância entre eixos de 1029 mm e escoras de 425 mm.

Ser mais compacta é essencial numa modalidade onde se exige uma bicicleta muito reativa, algo que a diferencia das tão em voga bicicletas gravel.

PUB
Orbea Genius Dealers

O tubo horizontal não adota formas curvas ou algo semelhante para facilitar o transporte no ombro: este tubo foi projetado simplesmente o mais horizontal possível, para que fique alto e não atrapalhe.

Esta bicicleta é inspirada na R5 de estrada, um modelo de corte trepador onde a leveza e reatividade andam de mãos dadas. A R5-CX está nas mãos da Jumbo-Visma desde o inverno de 2021, estando disponível para todos desde o verão de 2022. Como normalmente acontece, teve um longo desenvolvimento na competição antes de passar a modelo de série.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Quanto aos componentes utilizados, a Jumbo-Visma usou os da Shimano até ao final de 2022. Para 2023, a equipa neerlandesa chegou a um acordo com a Sram, após muitos anos de relacionamento com a empresa japonesa.

A partir desta temporada, todas as transmissões das bicicletas da Jumbo-Visma são da Sram.

As fotografias que ilustram este artigo são de momentos atuais da competição, embora algumas ainda pertençam a 2022 e outras a 2023, pelo que podemos dizer que Wout van Aert “recorreu” a dois fornecedores diferentes para a sua época de ciclocrosse. As rodas Reserve (especialista em componentes de fibra de carbono) são as eleitas para 2023, saindo a marca Zipp.

O guiador Cervélo que a R5-CX tem de série dá lugar ao material da FSA, embora, nos últimos testes realizados por Van Aert, tenhamos visto guiadores com avanço integrado assinados pela Vision, marca pertencente à FSA.

Cervélo R5-CX com transmissão Sram Red eTap AXS e rodas Reserve 40/44

PUB
Specialized Levo

A propósito, não é apenas Wout van Aert que torna a R5-CX um sucesso. A ciclista do Jumbo-Visma, Marianne Vos, conquistou com este modelo o Campeonato Mundial da especialidade, em Fayetteville (EUA) em janeiro de 2022.

E não esquecer que Fem van Empel, uma das grandes figura esta temporada no ciclocrosse, é reforço da Jumbo-Visma em 2023 e também já tem a sua Cervélo.

Foto: Gregory van Gansen/PN/Cor Vos/Facebook Jumbo-Visma

Mais informação:

Também vais querer ler…

Cervélo estreia-se nas bicicletas de BTT ’empurrada’ pela Jumbo-Visma

Fotografias: Kristof Ramon (Red Bull Content Pool)/site Cervélo/site Jumbo-Visma

Também vais gostar destes!