A nova BMC Teammachine R relembra-nos as “verdadeiras” bicicletas aerodinâmicas, com quadros largos e linhas rasgadas… E esta 01 LTD é a versão mais exclusiva, neste caso criada em colaboração com o Red Bull Advanced Techonologies. O resultado é “a bicicleta de corrida mais completa de sempre”…

PUB
Cube Stereo ONE

Uma vez mais, a tecnologia da Fórmula 1 converge com a experiência dos engenheiros do fabricante suíço, agora dando origem a esta recente BMC Teammachine R.

O objetivo de conceber uma bicicleta aerodinâmica não era suficiente, a “máquina” tinha de desempenhar ao mais alto nível em todos os terrenos, sejam eles típicos do Paris-Roubaix ou dos ataques nas subidas mais longas da Volta a França.

imagem-bmc-teammachine

Além das linhas vistosas e agradáveis, a bicicleta parece muito aerodinâmica. Mas, como a própria marca diz, “tinha de ser aerodinâmica sem comprometer as prestações ao mais alto nível nas subidas”.

Os pormenores escondem-se por entre todos os pontos de destaque: a forqueta Halo, bastante distinta pela sua largura, proporciona um melhor controlo do fluxo de ar que se gera pela rotação da roda, diz a marca. Por outro lado também permite que a Teammachine consiga acomodar pneus de até 30 mm de largura.

PUB
Giant TCR 2024

imagem-bmc-teammachine

“Visualmente podemos ver as vantagens aerodinâmicas, mas em ambiente de competição vais sentir-te super rápido. Muito mais rápido!”, disse Arvid de Kleijn, ciclista da Tudor Pro que já cruzou a meta em primeiro aos comandos desta Teammachine…

O eixo pedaleiro também “engordou” e é aqui denominado de “Mariana”: A zona envolvente ganhou volume e, como deves imaginar, foi por razões aerodinâmicas. Estas formas alargadas fazem com que o ar deslize de forma mais uniforme em direção à roda traseira, garante a BMC.

PUB
Orbea Genius Dealers

E agora as formas largas e rasgadas, aquilo que realmente caracteriza uma bicicleta aerodinâmica. Esta BMC Teammachine R 01 LTD esticou ao limite as normas da UCI… A marca utilizou vários estudos e provas dadas pela Speedmachine e a partir desse esboço esticou e alongou as formas deste modelo.

imagem-bmc-teammachine

A geometria também foi revista para todos os tamanhos de quadro, de forma a otimizar a posição aerodinâmica de cada utilizador. Tudo isto com a ajuda do Impec Lab da Red Bull.

Outros pormenores que elevam ainda mais esta nova BMC Teammachine é o novo espigão de formas aerodinâmicas, o drop-out integrado e os porta-bidons também eles integrados no quadro da bicicleta. E não podia faltar o ICS Carbon Aero Cockpit…

Ficha técnica Teammachine R 01 LTD (14.999 euros):

  • Quadro: Teammachine R 01 Premium Carbon Aerocore Design;
  • Forqueta: Teammachine R 01 Premium Carbon;
  • Transmissão: Sram Red AXS de 12 velocidades;
  • Guiador: ICS Carbon Aero;
  • Espigão: Teammachine R 01 Premium Carbon;
  • Selim: Fizik Argo Vento R1;
  • Rodas: DT Swiss ARC 1100 62 mm com cubos DT Swiss 180 Straightpul;
  • Pneus: Pirelli P-Zero Race SL TLR de 26 mm.

Mais info:


Imagens: BMC

PUB
Prototype

Também vais gostar destes!