Este fabricante italiano revelou recentemente a sua nova bicicleta de estrada Bianchi Specialissima RC para 2024, concebida e testada pelos melhores ciclistas do mundo no World Tour, dizem. “Light aero, feita para as montanhas, mas também a exibir performance nas planícies e nas descidas”. É assim que a Bianchi Specialissima RC é apresentada…

PUB
Beeq

A pouco e pouco as bikes aero começam a ganhar uma forte concorrência destas suas “amigas”, normalmente concebidas para as montanhas, mas que vão conseguindo alcançar registos aerodinâmicos equivalentes, ou até mesmo superiores…

A Bianchi, na sua unidade de competição Reparto Corse, fez com que a nova Specialissima desafie este mesmo conceito, com uma bicicleta concebida para ser o melhor dos dois mundos e que sobe, desce, rola…

Podemos abordar a questão do peso… Sendo esta uma bicicleta all-around, este ponto é importante: a marca italiana não desilude e ostenta 6,6 kg para a Specialissima…

PUB
Specialized Levo

“Através de uma redistribuição de peso da traseira da bicicleta para a frente, escoras mais finas e espigão de selim ainda mais fino. Ao mesmo tempo, a frente foi esculpida de forma aerodinâmica”, explica a Bianchi.

A aerodinâmica não importa só em velocidades acima dos 30 km/hora… No mundo dos ciclistas de elite, as subidas com pendentes de 6% são feitas a velocidades consideráveis…

Segunda a Bianchi, esta nova Specialissima consegue poupar 8.7 segundos (em relação à sua antecessora) numa subida de 10 kms, a 6% de pendente e com uma potência média de 200 watts…

PUB
Nova Mondraker Dune

Quando passamos para um cenário plano, numa distância de 40 kms são poupados 31.19 segundos com a mesma potência de 200 watts. Com este novo design “um ciclista profissional poupa 3.6 watts numa subida a 6% a 30 km/hora”,  revela o fabricante.

Além do quadro esculpido, “para oferecer a máxima rigidez e transferência de potência para o alcatrão”, as suas linhas tornam a Specilissima uma bicicleta que atinge valores aerodinâmicos dignos de uma verdadeira bicicleta aero… Mas o guiador integrado tem aqui também um papel importante.

Com cinco tamanhos diferentes, feito totalmente em carbono, com passagem de cabos interna e completamente integrado. Além disto, pesa apenas 330 gramas. Note-se que todos os componentes são moldados com formas D-shape para ganhos aerodinâmicos, incluindo o espigão de selim.

As rodas da Bianchi Specialissima RC são as Reparto Corse 33R, com 33 mm de perfil e cubos de rolamentos cerâmicos. São também tubeless ready e conseguem acomodar pneus de até 32 mm de largura. Até a pintura ficou cerca de 40 gramas mais leve…

Bianchi Specialissima RC (12.749 euros)

Este é o modelo mais acima na gama Specialissima e está disponível com duas opões em termos de grupos de transmissão: o Sram Red eTap AXS de 12 velocidades, ou o Shimano Dura-Ace Di2 de 12 velocidades, ambos com potenciómetro.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

As rodas são as Reparto Corse 33R já referidas anteriormente, com pneus Pirelli P Zero.

Bianchi Specialissima Pro (7.699 euros)

Com Sram Force eTap AXS de 12 velocidades ou Shimano Ultegra Di2 de 12 velocidades, rodas Velomann Palladium com 33 mm de perfil e os mesmos pneus Pirelli P Zero que a “irmã” menos acessível.

Bianchi Specialissima Comp (5.499 euros)

O modelo mais acessível conta com grupo de transmissão Shimano 105 Di2 de 12 velocidades, ou com o Sram Rival eTap AXS também de 12 velocidades. As rodas são as Velomann Palladium com 33 mm de perfil.

Este modelo não inclui o cockpit integrado, contudo pode ser adaptado e instalado posteriormente, explica a Bianchi.

Mais info:

Lê também:

Bike Check: os detalhes aero da Bianchi Oltre, futura bicicleta da Arkéa Samsic [com vídeo]

Imagens: Bianchi

 

Também vais gostar destes!