Uma alteração de última hora na primeira etapa do Tour 2023 este sábado! Embora o percurso de 182 km em redor de Bilbau, no País Basco, permaneça inalterado, a Amaury Sport Organization (ASO), organizador da corrida, decidiu anular as bonificações inicialmente previstas para o topo da última dificuldade montanhosa do dia: a Côte de Pike (2 km a 10%), localizada a menos de 10 km da meta.

PUB
Beeq

Deste modo, os oito, cinco e dois segundos que deveriam ser atribuídos aos três primeiros a cruzarem essa meta intermédia podiam proporcionar um cenário em que o vencedor da etapa – que terá dez segundos de bonificação – pudesse não conquistar a camisola amarela, caso o mais rápido em Pike conseguisse terminar em segundo ou terceiro na etapa.

Um cenário que o organizador da corrida obviamente pretende evitar, optando por manter apenas as bonificações à chegada. Além disso, a ASO também alterou o percurso da terceira etapa, que termina em Bayonne: para evitar uma rotunda perigosa, a distância da tirada foi aumentada em 6,1 km, passando assim a ter totais 193,5 km.

O percurso da 1.ª etapa do Tour 2023:

Sábado, 1 de julho – Bilbau-Bilbau, 182 km (partida real às 11h55, chegada aprox. às 16h30)

Lê também:

5 etapas que podem ser decisivas na Volta a França 2023…

PUB
Giant TCR 2024

Imagens: Tour de France Twitter

Também vais gostar destes!