Sabias que a primeira Pinarello Dogma foi lançada há 22 anos?! É verdade. E hoje foi oficialmente apresentada a nova versão para 2025 desta icónica bicicleta de estrada da marca italiana. E traz uma também uma nova fibra de carbono na composição do quadro…

PUB
Orbea Genius Dealers

É a nova M40X Carbon Fibre, “o resultado de inúmeras horas de teste nos modelos X-Light da Pinarello e nas bicicletas da equipa INEOS Grenadiers”, refere o fabricante.

E a tónica continua a ser a mesma de sempre: uma bicicleta para subir e também para andar em terreno plano ou qualquer outro, sem necessidade de termos bicicletas diferentes para diferentes usos.

Outro dos objetivos foi encontrar equilíbrio entre aerodinâmica e peso, diz a Pinarello. Numa grande volta, 0,2% de melhoria no coeficiente de aerodinâmica (CdA) equivale a 175 gramas a menos na bicicleta…

Para validar esta sua teoria, a INEOS Grenadiers mediu a performance de Geraint Thomas na Volta a França de 2022… E perceberam, entre outras conclusões que a aerodinâmica pode trazer mais vantagem que a redução de peso!

PUB
KTM E-Bikes BTT

Ainda assim, além dos ajustes aerodinâmicos no novo quadro, a Dogma F 2025 é 108 gramas mais leve que a geração anterior. E esses ajustes foram conseguidos com simulações Computational Fluid Dynamics (CFD) no túnel de vento.

O downtube foi redesenhado para ser mais slim, reduzindo o drag aerodinâmico. Também foi rodado a 3,5 graus para criar uma novo formato nas partes dos tubos junto ao bottom bracket, que é assim 1,2% mais aero. Já o headtube, com o tradicional “nariz” da Dogma F, está 8 mm mais compacto. Tudo conta.

As zonas da direção, assim, também têm um novo design, com um formato elíptico, mais largo em baixo e estreito em cima. A cablagem interna passa a te entrada no guiador na parte da frente e não dos lados. E, claro, a Forqueta Onda… Está mais slim, com clearance de 47 mm, agora.

Mas há mais: o sistema de ajuste do selim continua integrado no quadro, mas agora está mais pequeno e ajuda a reduzir o peso. E o cockpit integrado Talon Fast também é novidade, com destaque para uma nova disposição das manetes, que também dá uma posição mais aero ao ciclista.

A nova Pinarello Dogma F, no tamanho 53 e sem pedais e/ou bidons, apresenta os seguintes pesos, dependendo da montagem. E os preços começam nos 14.500 euros (desde 6.700 euros apenas o quadro), sendo que em Portugal os valores devem ser um pouco mais baixos devido à redução do IVA.

PUB
Cube Stereo ONE
  • 6,63 kg – Sram Red Etap AXS com rodas Princeton Peak 4550

  • 6,77 kg – Shimano Dura Ace com rodas Princeton Peak 4550

  • 6,88 kg – Campagnolo Wireless com rodas Bora WTO 45

Mais info:


Créditos das imagens: Pinarello / Roby Bragotto

Também vais gostar destes!