Esta é sem dúvida uma edição muito especial da Lapierre Xelius… Além de ser a bicicleta oficial da equipa Groupama-FDJ nas 21 etapas desta Volta à França (e da equipaFDJ Suez no Tour de France Femmes com Zwift), é também a primeira de sempre com um design e pintura criados com processos de inteligência artificial (IA).

PUB
Nova Trek Supercaliber

A “proeza” esteve a cargo dos “artistas” da Obvious, uma empresa que se dedica a fazer arte e design com sistemas de IA. “Neste design foi dada prioridade aos temas artístico e científico em torno do movimento e dos aspetos biomecânicos do ciclista”, diz a marca.

Os círculos concéntricos no quadro representam os pontos de rotação da pedalada e as várias engrenagens mecânicas representam a bicicleta. As flores fazem a ligação entre a máquina e o homem, explicam. Cor de rosa para a componente humana, azul para componente mecânica.

Na prática, este é um quadro feito com o carbono UD SLI Team da Lapierre. E na versão nesta edição especial Symbiosis tem o quadro a pesar apenas 725 gramas (antes de ser pintado). O quadro em separado custa 3.799 euros e inclui a forqueta, o espigão em carbono e o cockpit também em carbono.

Quanto à bicicleta “inteira”, a Lapierre Xelius SL 10.0 Symbiosis Edition é assim a réplica do modelo que andará nas mãos dos ciclistas da Groupama-FDJ no Tour 2023.

PUB
Giant TCR 2024

Inclui transmissão Shimano Dura-Ace Di2 de 12x, rodas DuraAce C36 e o já referido cockpit de carbono da Lapierre, além de vários outros componentes de topo que podes consultar clicando/tocando na imagem abaixo. O preço é de 9.999 euros.

Mais info:

Lê também:

Nova Lapierre Pulsium Allroad: estrada ou trilhos?! [com vídeo]

Também vais gostar destes!