O vídeo não engana: são praticamente 40 anos de história a fazer esta BTT mais virada para a vertente de trail. E eis que a versão de 2021 da Specialized Stumpjumper já está disponível, com preços a partir de 2.199 euros e quadros em… alumínio.

- - - Pub - - -

Specialized Recolha em Loja

Calma: é claro que a nova Specialized Stumpjumper também se apresenta com quadros em carbono. A questão é que a marca tenta aqui fazer o “renascimento do alumínio”, para que existam versões a pressões mais acessíveis.

Dizem mesmo que “redesenharam completamente as Stumpjumper de alumínio, trazendo uma nova geometria, suspensão RX Tuned, qualidade de condução e o sistema S-Sizing dos modelos de carbono para a família de metal”.

Depois de ficarmos a conhecer a Evo há escassos dias, esta “irmã” garante combinar “o ADN leve da Epic Evo com o desempenho e capacidade de referência da Stumpjumper Evo”. Objetivo: ir em busca do trilho perfeito.

Specialized Stumpjumper: um novo quadro

“É a coluna vertebral da bicicleta”. O novo chassis Stumpjumper S-4 tem 2.240 gramas, sendo 100 gramas mais leve que o seu antecessor. Carbono FACT 11m, como seria de esperar. Depois há as escoras sem pivot e a suspensão RX Tuned, com 130 mm de curso traseiro.

Quanto ao S-Sizing, já sabemos do que se trata depois de vermos o sistema na Specialized Stumpjumper Evo: seis tamanhos, todos com comprimentos semelhantes do tubo da direção e do standover, para permitir que os ciclistas escolham o tamanho que se encaixa no seu estilo, em vez do avaliarem tudo em função do comprimento das pernas.

Tamanhos mais pequenos são mais ágeis, tamanhos maiores são mais estáveis e espaçosos, garante a marca.

Tal como na gamas elétricas de BTT da Specialized, este quadro integra o compartimento SWAT, uma cavidade volumosa no tubo inferior para guardar a ferramenta multiusos e tudo aquilo que lá couber e desejares transportar.

Existem assim versões da Stumpjumper em alumínio e em carbono. E os preços variam em função disso e também dos patamares dos componentes instalados em cada modelo: os valores andam entre os 2.199 e os 9.999 euros da versão S-Works, além dos 10.699 euros da versão S-Works Stumpjumper com transmissão SRAM AXS 29.

Os modelos em carbono começam nos 3.199 euros.

Mais informações:

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.