Eis a nova Specialized Stumpjumper Evo, a adição mais recente da marca ao seu portólio de BTT, neste caso no trail, vertente em que não há dúvida de que este modelo tem um nome “lendário nos trilhos”.

- - - Pub - - -

Cube Stereo Hybrid HPC 160

“A Stumpjumper Evo” nesta edição de 2021 “oferece a geometria mais capaz do planeta fora da caixa”, diz a Specialized. Com os ajustes possíveis de fazer chegamos a configurações de geometria diferentes, para que possa ser montada para se adequar ao estilo de qualquer ciclista e terreno.

Trata-se do sistema S-Sizing: disponibiliza seis tamanhos, todos com comprimentos do tubo da direção e standover semelhantes, para permitir que os ciclistas escolham o tamanho que mais se encaixa no seu estilo. Os tamanhos menores são mais ágeis, enquanto os tamanhos maiores são mais estáveis e espaçosos. O MulletLink combinam estas geometrias com a resposta de uma roda traseira de 27,5” e mesmo assim terem espaço para sairem do selim quando precisarem.

Mas também há novidades na suspensão: curso dianteiro de 160 mm e o curso traseiro de 150 mm, com taxa de alavancagem inspirada nas máquinas de enduro. Vejamos um pouco mais em pormenor.

Geometria

Disponível em seis tamanhos específicos, a Stumpjumper Evo apresenta um generoso cockpit com todo o espaço necessário – posição centrada na bike, para melhor tração e controlo nas curvas. O eixo pedaleiro baixo, o ângulo do tubo da direção e o offset reduzido da forqueta mantêm a estabilidade quando as coisas ficam agressivas, e um tubo de selim mais inclinado otimiza a potência e põe o peso mais para a frente a subir.

S-Sizing: à medida do estilo de condução

É possível escolher o tamanho de quadro baseado em algo que seja importante (complementando o teu estilo de condução) em vez de em algo que não importa (altura entre pernas). Porque dois ciclistas podem ter a mesma estatura, mas têm estilos totalmente diferentes.

O ciclista que gosta de sacudir a bicicleta pelo trilho será ainda mais ágil numa bicicleta mais curta. O ciclista que gosta de destruir as pedras a alta velocidade terá ainda mais convicção numa bicicleta mais longa. Escolher o tamanho é fácil, cada um dos tamanhos de S1 a S6 está diretamente ligado ao tamanho abaixo.

Por exemplo, se usaste um M antes, então o S-3 será o teu tamanho equivalente. Mas…. se quiseres uma condução mais rápida e ágil, cairias para um S-2. Queres uma bicicleta que seja mais estável em velocidade? Sobe para um S-4.

O ângulo do tubo da direção é ajustável entre 63 a 65,6 graus por meio de três configurações diferentes. Quer estejas a pedalar em terreno inclinado, técnico, ou qualquer outro, podes ajustar a Evo rapidamente para se adequar ao terreno, promete a Specialized.

LÊ TAMBÉM:  Nova e-btt em carbono? Trek Rail 9.5

Roda traseira de 27,5” e frontal de 29”

A opção de usar uma roda traseira menor “pode melhorar a capacidade de resposta e também dar aos ciclistas maiores fisicamente um pouco mais de espaço para não tocarem na roda traseira”, dizem. Há um elo de amortecedor diferente (disponível em pós-venda) que garante reter as características de manuseamento, geometria e suspensão que permitam que o resto do conjunto funcione de forma assertiva.

Nos pneus, a Stumjumper vem equipada com uma combinação versátil de pneus Eliminator/Butcher. Atrás, o Eliminator inclui o composto T7; à frente, o modelo Butchercom o composto T9 dá mais controlo nos ressaltos e amortecimento de pequenos impactos.

Com um peso de quadro S-4 reduzido para 2.750 gramas, cada modelo inclui componentes específicos “que fornecem desempenho máximo com peso
mínimo”.

Os modelos Specialized Stumpjumper Evo disponíveis:

Mais informação em:

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.