Garante a marca que o conceito é simples: a nova Merida One-Twenty “está pronta para tudo, seja subir, descer ou manter o ritmo elevado quando mais precisamos”. Segundo a Merida, esta é um bicicleta de BTT feita para… o puro BTT; ou melhor, para a vertente mais trail do BTT.

PUB
BH GravelX

E para encontrarmos a última atualização deste modelo teríamos de recuar até 2019… Como sabemos que o mundo das BTT  tem evoluído bastante, a Merida parece ter tido em conta as tendências atuais na criação desta nova One-Twenty, que tem já suspensões de até 130 mm de curso e engloba também a tecnologia P-Flex na suspensão.

Sobre o P-Flex, este “esquema” permite “aumentar a rigidez do conjunto, a fiabilidade e reduzir as necessidades de manutenção através da flexão das fibras de carbono”, explica a Merida.

Já amplamente testado nas bicicletas da marca em carbono, a One-Twenty declarou-se também como apta a usar este sistema, mas no alumínio, com o fabricante a argumentar que conseguiu resultados semelhantes de flexão…

 

Em termos de geometria, a Merida One-Twenty vê o ângulo do selim ser aumentado para 78,5º (para melhorar a eficiência no ato de pedalar, diz a marca), ao mesmo tempo que o ângulo da direção é “aliviado” para 66º, aumentando assim a estabilidade.

PUB
BH GravelX

A “ferramenta” Agilometer Sizing System promove a escolha perfeita para cada ciclista, não pelas suas medidas e características, mas pelo que se pretende obter da bicicleta: “um tamanho maior para estabilidade, menor para agilidade, no meio para o meio termo”, explicou o fabricante.

A nova One-Twenty tem cabos integrados a partir da testa de direção,  fixações para até dois porta-bidons, e o diâmetro do espigão de selim é de 34,9 mm, medida essa ideal para acomodar os espigões telescópicos, algo quase essencial nos dias de hoje.

Além desta One-Twenty, mas com base no mesmo frameset, a Merida apresenta a Ninety-Six Lite. Esta passa a ser uma opção mais acessível da já popular Merida Ninety-Six. Descobre mais ao detalhe estas novas bicicletas já de seguida, e também no site oficial da marca (link abaixo).

PUB
KTM

Merida One-Twenty

A One-Twenty equipa com suspensões de 130 mm à frente e atrás, além de travagem de quatro pistões, com discos de 200 mm, e pneus Maxxis Forekaster. Ideal para o trail ou uso generalizado de BTT, diz a marca.

Merida Ninety-Six Lite

Aqui o foco são as maratonas, com curso de 110 mm tanto na suspensão como no amortecedor, travagem com discos de 180 mm com dois pistões e pneus Maxxis Rekon Race, entre muitos outros componentes.

Mais info:

Lê também:

Nova Merida One-Sixty 2023: o enduro continua em força! [com vídeo]

Imagens: Merida

PUB
Selle SMP

Também vais gostar destes!