Teste GoRide: ciclocomputador Bryton Rider S810, ecrã maior e 50 horas de autonomia! 12 de Junho, 2025
Paris-Roubaix 2025: onde ver, o percurso e um trio especial de favoritos… [com vídeos] 11 de Abril, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
N1NO Beyond | 5º episódio: a evolução das bicicletas, do atleta e da modalidade! [com vídeo] 6 de Abril, 2025
Partilha!X A nova Bianchi Specialissima RC mostra-se preparada para qualquer terreno e promete ganhos aerodinâmicos em qualquer circunstância... Fica a conhecer esta ´máquina'. Este fabricante italiano revelou recentemente a sua nova bicicleta de estrada Bianchi Specialissima RC para 2024, concebida e testada pelos melhores ciclistas do mundo no World Tour, dizem. “Light aero, feita para as montanhas, mas também a exibir performance nas planícies e nas descidas”. É assim que a Bianchi Specialissima RC é apresentada…PUB A pouco e pouco as bikes aero começam a ganhar uma forte concorrência destas suas “amigas”, normalmente concebidas para as montanhas, mas que vão conseguindo alcançar registos aerodinâmicos equivalentes, ou até mesmo superiores… A Bianchi, na sua unidade de competição Reparto Corse, fez com que a nova Specialissima desafie este mesmo conceito, com uma bicicleta concebida para ser o melhor dos dois mundos e que sobe, desce, rola… Podemos abordar a questão do peso… Sendo esta uma bicicleta all-around, este ponto é importante: a marca italiana não desilude e ostenta 6,6 kg para a Specialissima… PUB “Através de uma redistribuição de peso da traseira da bicicleta para a frente, escoras mais finas e espigão de selim ainda mais fino. Ao mesmo tempo, a frente foi esculpida de forma aerodinâmica”, explica a Bianchi. A aerodinâmica não importa só em velocidades acima dos 30 km/hora… No mundo dos ciclistas de elite, as subidas com pendentes de 6% são feitas a velocidades consideráveis… Segunda a Bianchi, esta nova Specialissima consegue poupar 8.7 segundos (em relação à sua antecessora) numa subida de 10 kms, a 6% de pendente e com uma potência média de 200 watts… PUB Quando passamos para um cenário plano, numa distância de 40 kms são poupados 31.19 segundos com a mesma potência de 200 watts. Com este novo design “um ciclista profissional poupa 3.6 watts numa subida a 6% a 30 km/hora”, revela o fabricante. Além do quadro esculpido, “para oferecer a máxima rigidez e transferência de potência para o alcatrão”, as suas linhas tornam a Specilissima uma bicicleta que atinge valores aerodinâmicos dignos de uma verdadeira bicicleta aero… Mas o guiador integrado tem aqui também um papel importante. Com cinco tamanhos diferentes, feito totalmente em carbono, com passagem de cabos interna e completamente integrado. Além disto, pesa apenas 330 gramas. Note-se que todos os componentes são moldados com formas D-shape para ganhos aerodinâmicos, incluindo o espigão de selim. As rodas da Bianchi Specialissima RC são as Reparto Corse 33R, com 33 mm de perfil e cubos de rolamentos cerâmicos. São também tubeless ready e conseguem acomodar pneus de até 32 mm de largura. Até a pintura ficou cerca de 40 gramas mais leve… Bianchi Specialissima RC (12.749 euros) Este é o modelo mais acima na gama Specialissima e está disponível com duas opões em termos de grupos de transmissão: o Sram Red eTap AXS de 12 velocidades, ou o Shimano Dura-Ace Di2 de 12 velocidades, ambos com potenciómetro.PUB As rodas são as Reparto Corse 33R já referidas anteriormente, com pneus Pirelli P Zero. Bianchi Specialissima Pro (7.699 euros) Com Sram Force eTap AXS de 12 velocidades ou Shimano Ultegra Di2 de 12 velocidades, rodas Velomann Palladium com 33 mm de perfil e os mesmos pneus Pirelli P Zero que a “irmã” menos acessível. Bianchi Specialissima Comp (5.499 euros) O modelo mais acessível conta com grupo de transmissão Shimano 105 Di2 de 12 velocidades, ou com o Sram Rival eTap AXS também de 12 velocidades. As rodas são as Velomann Palladium com 33 mm de perfil. Este modelo não inclui o cockpit integrado, contudo pode ser adaptado e instalado posteriormente, explica a Bianchi. Mais info: www.bianchi.com Lê também: Bike Check: os detalhes aero da Bianchi Oltre, futura bicicleta da Arkéa Samsic [com vídeo] Imagens: Bianchi
| Destaque MMR Kenta SL 10 e Quercus 00 já têm a nova transmissão eletrónica Shimano XT Di2 Modelos principais de estrada e gravel recebem transmissões eletrónicas sem fios Force AXS, Rival AXS e Rival XPLR AXS, respetivamente. Há 4 horas
| Destaque Nova Wilier Rave SLR ID2: esta veio fazer ‘estragos’ no gravel? A Wilier Rave SLR ID2 chega com um design arrojado e performance superior, indica a marca. Vê aqui os detalhes. Há 6 horas
Bikes MMR Adrenaline 10, Grand Tour 10 e Simun 30 com novos grupos eletrónicos Sram Modelos principais de estrada e gravel recebem transmissões eletrónicas sem fios Force AXS, Rival AXS e Rival XPLR AXS, respetivamente. Há 3 dias
| Destaque Specialized Tarmac, Roubaix e Crux atualizadas com os novos grupos Sram Force e Rival AXS As icónicas Specialized Tarmac, Roubaix e Crux recebem agora as transmissões eletrónicas que a Sram lançou recentemente. Há 4 dias
| Destaque Nova Cervélo Áspero-5: será esta uma super gravel?! É a nova geração da Cervélo Áspero, a topo de gama de gravel da marca, que anda nas mãos de ilustres atletas como ... Há 5 dias
Teste GoRide: ciclocomputador Bryton Rider S810, ecrã maior e 50 horas de autonomia! 12 de Junho, 2025
Paris-Roubaix 2025: onde ver, o percurso e um trio especial de favoritos… [com vídeos] 11 de Abril, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
N1NO Beyond | 5º episódio: a evolução das bicicletas, do atleta e da modalidade! [com vídeo] 6 de Abril, 2025