A Scott não pára de lançar novidades, o ritmo é quase semanal! Esta é a nova Scott Solace eRIDE 2023, uma bicicleta de estrada elétrica que também é apropriada à prática do gravel, esclarece a marca. Ou seja, são duas bicicletas que partilham o mesmo quadro, no fundo.

PUB
Beeq

Tivemos oportunidade de ver esta novidade bem de perto, e também de experimentá-la, na apresentação internacional que a Scott dinamizou recentemente e onde também vimos a recente Scott Lumen eRIDE 2023. Muito em breve trazemos-te tudo o que testemunhámos neste evento…

Para já, os responsáveis pela criação desta bicicleta explicam a forma como o quadro serve de base a um modelo de estrada e também a um modelo de gravel. E não se inibem de defender que o desempenho sem assistência elétrica poderá andar bem perto do que conseguimos com o motor a dar apoio…

“Apesar de contar com um pedaleiro aberto para albergar o motor, a verdade é que neste fabrico conseguimos obter índices de rígidez muito similares em comparação com os da Scott Addict de gravel”, explica a marca.

Scott Solace eRide Road

Scott Solace eRide Gravel

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

É referido que o quadro (fibra de carbono HMX) apresenta diferenças em dois pontos em particular. O primeiro ponto engolba as zonas em que o ciclista está em contacto direto com a bicicleta; aqui, graças a uma muito específica distribuição das layers de carbono, é proporcionada uma sensação adicional de conforto durante a condução da bicicleta.

Por outro lado, a outra área remete-nos para a parte inferior do quadro, onde é concentrada a maior parte do peso e onde são aplicadas as forças da pedalada; aqui, o reforço de rígidez é uma realidade, afirmam.

Na sua versão de estrada, no entanto, esta nova Scott Solace eRIDE explora uma vertente mais grandonfo que a Scott Addict eRide, por exemplo. Este modelo conta com um tubo de direção mais “relaxado” e uma maior distância entre eixos, o que lhe dará, à partida, uma condução mais estável e menos “nervosa”.

Ainda assim, as semelhanças entre as duas bicicletas em termos de geometria são bastantes, sendo que a maior diferença está no comprimentos das escoras, que nesta nova Solace são cerca de 1 cm mais longas.

PUB
Orbea Genius Dealers

O outro “protagonista” nesta bicicleta é, inevitavelmente, o motor, que pouco a pouco vai mesmo deixando de ser novidade no mercado. É o TQ HPR50, que se mostra perfeito para este tipo de e-bikes, aquelas que procuram assemelhar-se cada vez mais às bicicletas “normais”.

A bateria, por seu turno, é a nossa já conhecida unidade de 360Wh, sendo que a podemos “ajudar” no que toca a autonomia com um Range Extender que é comercializado em separado. No quadro há espaço para duas grades de bidão, pelo que é no sítio de uma delas que instalamos este Extender.

Nos sites da Scott e da Stand Jasma (importador Scott em Portugal) podemos ver todas as versões destes dois modelos e também as respetivas listas de especificações, com preços. São dois modelos – Road e Gravel – e um total de seis versões, incluindo uma própria para senhora com a habitual designação Contessa.

Entretanto, há pormenores que são comuns a praticamente todas as versões e que merecem alguma atenção. Um deles é a presença do guiador Syncros IC Creston que está nas versões topo de gama Scott Solace 10 e Solace Gravel 10, que oculpa completamente os cabos e integra o avanço.

Nas restantes versões encontramos guiadores diferentes, menos avançados, mas que segundo a marca “também contam com um discreto sistema de gestão de cablagem”.

PUB
KTM

Ao nível de acessórios disponíveis, a lista de opções é longa. A Syncros comercializa para estas bicicletas kits de guarda-lamas completos e uma caixa inteligente para o tubo superior que permite ligar um sistema de iluminação diretamente à bateria da bicicleta.

Distribuição em Portugal e info:

Mais info:

Também vais querer ler…

Nova Scott Scale RC 2023 quer redefinir o XC ‘hardtail’ [com vídeo]

Nova Scott Lumen eRIDE 2023: e-BTT com apenas 15,5 kg e com base na… Spark! [com vídeos]

Imagens: Scott // Markus Greber // Michal Cerveny

Também vais gostar destes!