Ao subir-se ao Alto de Velefique vê-se pintado no alcatrão o nome de Maté repetidamente. Desta feita, o espanhol da Euskaltel-Euskadi foi pelo caminho de terra batida, mas continua a mostrar que no Skoda Titan Desert Almería é o melhor trepador. O pior é descer… e até se perdeu. Konny Looser e Pau Marzà mostraram porque fazem do BTT a sua especialidade. O primeiro está a 67 quilómetros de ganhar a geral, o segundo venceu (algo surpreendemente) a etapa rainha.

PUB
TrekFest 2024

Quando se esperava que Luis Ángel Maté vencesse a tirada Pau Marzà surgiu em primeiro lugar. Maté ficou na liderança na difícil subida ao Alto de Velefique, que, pelo alcatrão, já fez parte do percurso da Volta a Espanha. Tinha perto de um minuto de vantagem sobre Konny Looser e Miquel Faus, líder da geral e o corredor que mais o ameaçava.

No último ponto de cronometragem, Looser surgiu com Maté e até esperou um pouco para que os dois trabalhassem juntos até à meta. Depois o insólito aconteceu, numa zona complicada junto ao rio. O espanhol sentiu dificuldades numa parte mais técnica e até acabou por perder o rumo. Konny Looser não.

Tal como Marzà. O corredor da Gobik Factory nunca desistiu de tentar chegar à frente da corrida e Looser teve a companhia que queria para ter a certeza que Faus não o apanhava. O seu rival teve azar e furou. Faz parte da corrida e numa como o Titan Desert, um azar destes tem o poder de deitar tudo a perder. Oito minutos perdidos por Faus deixam Looser perto da vitória na geral.

A etapa rainha

Com 2307 metros de acumulado em 116 quilómetros – com início e fim em Tabernas -, todos sabiam que seria um dia complicado e decisivo no Skoda Titan Desert Almería. Ainda mais porque o Skoda Challenge premiaria com 60 segundos de bónus quem fosse o mais rápido na subida.

PUB
KTM

Konny Looser confessou que apostou em ser mais tático nesta terceira e penúltima etapa: “Sabia que o Skoda Challenge era muito importante e a três quilómetros dele, o Maté estava na frente e eu deixei o Miquel [Faus] ir embora. Controlei, dei 20 a 30 segundos. Sabia que se conseguisse apanhá-lo, provavelmente ganharia. Para ele, penso que foi duro, porque eu apanhei-o e ele perdeu tempo.”

O suíço acrescentou: “Também apanhámos o Maté. Na descida sabia que ele [Faus] teria de arriscar. É um risco porque um ou outro pode furar, ele teve má sorte. Furou. Ele arriscou. Eu teria feito o mesmo.”

Referiu que na zona do rio a navegação era difícil e foi quando Luis Ángel Maté ficou para trás. Mas surgiu Pau Marzà: “Guardei forças para o final e consegui apanhar o Konny. Ele disse-me que se o ajudasse que não sprintaria.” E assim foi.

PUB
Prototype

Na corrida feminina, Vera Looser continua a sua senda praticamente solitária na frente. Mais uma vitória de etapa (venceu todas) e a diferença para Pilar Fernández já ultrapassa uma hora!

Vídeo oficial da etapa 3:

HIGHLIGHTS STAGE 3 ŠKODA We Love Cycling I ŠKODA Titan Desert Almería 2022

Quarta e última etapa

Com partida em Tabernas e regresso a El Toyo, o Skoda Titan Desert Almería chega esta terça-feira ao fim. Será uma etapa com poucas dificuldades, pelo que o casal Looser tentará evitar problemas para celebrar a vitória nas respetivas classificações gerais individuais. Serão 67 quilómetros, com “apenas” 1231 metros de acumulado.

Mais info e classificações:

Fotos via Facebook do Skoda Titan Almería:

Também vais querer ler…

Taça de Portugal Maratona BTT: os campeões após a última etapa [com vídeo]

PUB
Orbea Genius Dealers

Fotografias: Skoda Titan Desert Almería

Também vais gostar destes!