A neerlandesa Annemiek van Vleuten conquistou, este domingo, o Tour de França Feminino, selando a sua superioridade com o triunfo na oitava e última etapa na condição de líder da prova, envergando a camisola amarela. Van Vleuten, de 39 anos, juntou, este ano, o Giro de Itália ao Tour de França.

PUB
TrekFest 2024

Depois de já ter vencido a etapa anterior, no sábado, em que subiu ao primeiro lugar da classificação geral, a corredora da Movistar impôs-se novamente numa jornada montanhosa, agora em Super Planche des Belles Filles, à frente da compatriota Demi Vollering (SD Worx), segunda, a 30 segundos, e da italiana Silvia Persico (Valcar-Travel & Service), terceira, a 1.43 minutos.

Foto AP /Jean-Francois Badias

Um ataque nos últimos seis quilómetros permitiu a Van Vleuten destacar-se de todas as adversárias e ascender, isolada, até meta, coincidente com uma contagem de montanha.

Nas contas finais da geral, Van Vleuten consagrou-se na competição de ciclismo mais importante do mundo com 3.48 minutos de vantagem sobre Vollering, enquanto a polaca Katarzyna Niewiadoma (Canyon-SRAM) fechou o pódio, a 6.35 minutos.

Foto Thomas Maheux via AP

Van Vleuten tem um palmarés riquíssimo, em que se realçam três vitórias no “Giro Rosa” (2018, 2019 e 2022) com 13 etapas conquistadas, dois Tour de Flandres, duas Liège-Bastogne-Liège, uma delas este ano, duas Strade Bianche e quase 100 vitórias na carreira, que terminará, como anunciada pela ciclista, no final de 2023.

PUB
KTM

A neerlandesa Marianne Vos (Jumbo-Visma) venceu a classificação por pontos, com outra ciclista dos Países Baixos, Shirin van Anrooij (Trek-Segafredo), a vencer a juventude.

PUB
TrekFest 2024

 

“Vencer numa chegada e alto com a camisola amarela é um sonho tornado realidade. Não foi uma etapa fácil, nem uma semana fácil. Foi como uma montanha-russa. Terminar de amarelo aqui é lindo”, começou por afirmar Van Vleuten no final da etapa e do pódio final.

“Estou super orgulhosa de ser a primeira vencedora do Tour de França Feminino. É um começo maravilhoso para este novo evento e espero que possamos fazer com que seja ainda maior no futuro. Agora vou festejar esta vitória e comer pizza!”, concluiu, com um grande sorriso, a grande senhora do ciclismo feminino.

CLASSIFICAÇÃO GERAL DO TOUR DE FRANÇA FEMININO

  1. Annemiek VAN VLEUTEN          Movistar Team Women 26h55’44”
  2. Demi VOLLERING          Team SD Worx  + 3’48”
  3. Katarzyna NIEWIADOMA          Canyon/SRAM Racing + 6’35”
  4. Juliette LABOUS            Team DSM (F)   + 7’28”
  5. Silvia PERSICO Valcar-Travel & Service + 8’00”
  6. Elisa LONGO BORGHINI              Trek-Segafredo Women               + 8’26”
  7. Cecilie Uttrup LUDWIG               FDJ Nouvelle     + 8’59”
  8. Evita MUZIC    FDJ Nouvelle-Aquitaine Futuroscope     + 13’54”
  9. Veronica EWERS            EF Education-TIBCO-SVB             + 15’05”
  10. Mavi GARCIA UAE Team ADQ + 15’15”

Também vais gostar destes!