Se sentimos que o nosso “caminho” passa por bicicletas de gravel robustas e igualmente funcionais, aquelas que estão prontas para qualquer tipo de aventura, então um quadro como o que serve de base à nova Canyon Grizl AL pode ser um forte aliado nas nossas voltas e viagens de gravel.

PUB
Beeq

Esta é a mais recente novidade entre os modelos de gravel da marca, conta com um quadro em alumínio, como o próprio nome indica, e todo o resto das características, equipamento e acessórios é idêntico ao que conhecemos bastante bem da Canyon Grizl CF, que até já testámos.

Neste caso, e apenas pelo que vemos nas fotos, as diferenças entre os quadro de alumínio e carbono quase não se percebem, dada a qualidade dos acabamentos das soldaduras nas ligações dos tubos… Isto também pelo que a marca nos indica.

A Grizl AL traz-nos assim a geometria Gravel Pro, que é no fundo o mesmo design, construção e conceito dos modelos Grail e Grizl CF. Mas, além do alumínio, que mais podemos esperar desta novidade?

Em primeiro lugar, a nova Grizl AL chega para tentar “apanhar” aquela franja de ciclistas que procura no gravel quase uma forma de vida (e não só uma nova forma de fazer BTT…). Ou seja, a bicicleta tem de estar preparada para carregar bagagem mantendo a comodidade.

PUB
Prototype

Nesse sentido, há clearance para instalar pneus de até 50 mm, sendo que de série são fornecidos pneus TLR de 45 mm.

Por falar em capacidade de carga, a Grizl AL conta com um guiador compatível com a instalação de bolsas várias e há furação no quadro para uma boa série de bolsas, malas e sistemas do género. Isto sem esquecer os bidons extra, claro.

A suspensão chegou à Grizl…

Uma outra novidade, mesmo sabendo que é algo que já foi mostrado há mais tempo, prende-se com a possibilidade de escolhermos um modelo desta nova Grizl que inclua suspensão à frente.

Podemos assim escolher a versão com forqueta em carbono (que também conta com furação para bikepacking), mas também uma versão com suspensão RockShox Rudy com 30 mm de curso, algo muito específico para o gravel.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Canyon Grizl AL 7 Suspension

Além disos, a Grizl AL estará disponível com tamanhos adicionais face ao normal, contando mesmo com um tamanho 3XS a pensar nos ciclistas de estatura mais baixa.

A gama Grizl AL

Canyon Grizl AL 6.

A gama Grizl AL começa nos 1.499 euros da Grizl 6, com transmissão Shimano GRX 400, rodas de alumínio DT Swiss Gravel LN e espigão Canyon SP0057, por exemplo.

Já o modelo de topo é a Grizl 7 Suspension, que custa 1.999 euros. Neste caso contamos com transmissão Shimano GRX 600, travões GRX810 e forqueta com a suspensão RockShox Rudy XPLR de 30 mm, entre outros elementos.

O que se espera é efetivamente uma relação muito boa entre qualidade, desempenho e preço. Ter quadro em alumínio e não em carbono tem esse propósito acima dos restantes, não? Espreita no site da marca as listas de especificações completas!

Canyon Grizl AL 7 Wmn Suspension.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Mais info:

Também vais gostar destes!