Wout van Aert regressou ao ciclocrosse, estreando-se esta temporada, e desde logo… venceu! O corredor da Jumbo-Visma aproveitou a oportunidade contra concorrência modesta para vencer no Exact Cross em Essen, na Bélgica, com uma enorme vantagem.

PUB
Orbea Genius Dealers

O início da corrida revelou-se relativamente complicado para o belga, que teve visivelmente algumas dificuldades nas secções técnicas e lamacentas que os ciclistas enfrentaram. Van Aert fez parte de um pequeno grupo que se formou nas primeiras voltas da corrida, mas estava visivelmente a controlar.

Na volta 4, o tricampeão do mundo (2016, 17 e 18) acelerou e não teve resposta. O grupo da frente dividiu-se até ao fim, Jens Adams e Thijs Aerts continuaram a correr para a frente e a corrida continuou assim até ao final. O belga regressou rapidamente às suas vitórias e vai agora fazer um estágio com a Jumbo-Visma antes de regressar à competição no final de dezembro.

“Hoje diverti-me imenso. Foi extremamente duro, as condições tornaram-se cada vez mais difíceis. Por isso, não era evidente manter o ritmo”, disse van Aert após a corrida. “Comecei de forma cautelosa. Fizemos uma primeira volta rápida, pelo que rapidamente se tornou evidente que alguns homens estavam a fazer asneiras. Depois de duas ou três voltas, procurei áreas onde pudesse fazer a diferença. Fiz isso depois de ver qual era o nível e quem era forte”.

PUB
BH GravelX

Van Aert seguiu as rodas até à quarta volta, altura em que fez a sua jogada e aí ficou claro que estava acima da concorrência. A partir daí, foi uma corrida a solo, com muitas corridas e muita lama até à meta. “Foi uma corrida perigosa para ultrapassares os teus limites. Também foi muito difícil para mim no final, não foi certamente uma corrida fácil de começar”.

No entanto, a vitória foi confortável. Grande parte da concorrência esteve ausente, Jens Adams e Thijs Aerts juntaram-se a Van Aert no pódio.

“A minha sensação era melhor do que eu tinha pensado à partida. Se estava confuso em relação à minha forma? Não, sou sempre honesto. Acho que as pessoas sabem que eu sou assim”, disse. “Não sabia realmente como ia correr hoje. Foi muito bom correr perto de casa e ver algumas caras conhecidas. Gosto quando posso agradar aos fãs.”

Classificações

Cyclocrosse24.com

Imagem Exact Crosse

PUB
Selle SMP

Também vais gostar destes!