Valentino Rossi é conhecido de todos pelos seus feitos no motociclismo, sim. Mas as suas atenções também passam pelas e-BTTs, até porque no catálogo da sua marca VR46 há uma “estrela” muito especial: a e-bike de enduro VR46 Terra Limited. Em edição especial, claro!

PUB
Specialized Levo

A nova e exclusiva VR46 Terra Limited será fabricada numa limitada série de 46 unidades e com assinatura do próprio Valentino Rossi… É mais de que certo de que encontrarão dono na hora!

Pelo que nos é dado a conhecer através do site da bicicleta, o quadro desta VR46 Terra Limited é feito em alumínio 6061, com acabamentos polidos nas uniões e soldaduras principais, pelo que visualmente quase parece um quadro de carbono.

A geometria parece-nos claramente de enduro, com a possibilidade de ser ajustada graças a flip-chip incorporado: podemos modificar os ângulos de direção e do selim em 1º, o reach em 10 mm e a distância entre eixos em 5 mm. Personalização a gosto, basicamente.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Os cursos das suspensões são o que encontramos habitualmente em bicicletas com estas características, de 160 mm, sendo que é uma combinação de rodas Mullet que acaba depois por dar aquele “toque” enduro à bike. Os tamanhos disponíveis são M e L apenas.

A motorização

Estando Valentino habituado a bons motores, eis que esta ponto está salvaguardado pelo motor Performance Line CX Gen4 da Bosch que, com 85 Nm, se apresenta em boas condições para mover um bicicleta que aparenta ser “pesadinha”. A bateria é uma Powertube 750 Wh também da Bosch.

Sendo uma edição limitada, há depois alguns “pormenores” interessantes na lista de equipamento. A começar pela transmissão eletrónica e sem fios Sram GX Eagle AXS e os cranks de carbono FSA, que neste caso são específicos para este motor Bosch, pois incorporam o curioso sistema Ochain System que, em teoria, ajuda a minimizar o efeito pedal kick back.

PUB
Prototype

Equipamento de topo

Mas há mais: as suspensões têm o selo da Öhlins, com o poderoso amortecedor de mola TTX22M e com a suspensão RXF 36 m.2. Já as rodas são Crankbrothers: umas Syntesis em fibra de carbono específicas para e-BTT.

Mais interessante ainda é o “recheio” tipo mousse dentro dos pneus (em vez do habitual sistema tubeless). É a marca Technomousse que assegura esta sistema, dizendo que é 20% mais rápido na montagem que um sistema tubeless.

Outro componente da Crankbrothers é o espigão de selim telescópico Highline II, também em carbono, e o guiador é o guiador FSA Gradient Ride Carbon de 800 mm.

Ficha técnica da VR46 Terra Limited:

Quadro: alumínio 6061 / Suspensão frontal: Öhlins RXF 36 m.2 160 mm / amortecedor: Öhlins TTX22M 160 mm / Motor: Bosch Performance Line CX / Bateria: Bosch Powertube 750 Wh / Transmissão: Sram GX Eagle AXS / Pedaleiro: FSA Carbon / Travões: Sram Guide RSC 4 pistãos / Rodas: Crankbrothers Syntesis Carbon Mullet / Pneus: (F) Pirelli Scorpion Enduro S 2.60”x29” (T) Pirelli Scorpion eMtb S 2,60”x27,5” / Espigão de selim: Crankbrothers Highline II / Guiador: FSA Gradient Riser Carbon 800 mm

PUB
Giant TCR 2024

Mais info: www.vr46e-mtb.com

Também vais gostar destes!