É oficial, a Volta a França 2024 terminará em Nice. Será um final inédito na história do Tour, que desde a primeira edição, em 1903, teve sempre como epílogo e apoteose a capital Paris.

PUB
Specialized Levo

O motivo da alteração de locais em que terminará a derradeira etapa da 111ª edição da La Grande Bloucle prende-se com a proximidade de datas com o início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a 26 de julho, cinco dias após o encerramento do Tour.

 

PUB
TrekFest 2024

“É completamente impossível terminar o Tour 2024 em Paris. A polícia e os gendarmes estarão 100% ocupados com a preparação dos Jogos Olímpicos”, confidenciou Christian Prudhomme, diretor do Tour, ao jornal L’Équipe.

Além disso, e pela primeira vez desde o inesquecível duelo entre Laurent Fignon e Greg LeMond, em 1989, nos Campos Elíseos, que um contrarrelógio individual encerrará as três semanas de corrida. Será disputado nas margens do Mediterrâneo, em Nice, e ainda não tem distância determinada, revelou aquele responsável.

No dia anterior ao contrarrelógio final, os corredores terão de enfrentar uma etapa exigente, nas montanhas na região circundante de Nice. “Teremos um último fim de semana inteiramente focado em terrenos ‘desportivamente convincentes’, como diz Jean-Marie Leblanc”, concluiu Christian Prudhomme, referindo-se ao seu antecessor na direção da Volta a França.

 

Recorde-se que a Grand Départ em 2024, prevista para 29 de junho, deverá ser na cidade de Florença, cidade de Gino Bartali, vencedor em duas ocasiões da mítica corrida (1938 e 1948), o que também será uma estreia, já que o Tour nunca começou em Itália.

A segunda etapa deverá ligar Cesenatico, a cidade de Marco Pantani, a Bolonha, e a terceira verá os ciclistas chegarem à região do Piemonte, a Turim, estando o regresso a França previsto para o dia seguinte, após a partida da cidade de Pinerolo.

Foto: Paris-Nice Facebook

Também vais querer ler…

Remco Evenepoel e Annemiek van Vleuten vencem Vélo d’Or

PUB
Prototype

Também vais gostar destes!