Sim, foram estes dois grandes senhores que mais “puxaram” pelo espetáculo na última etapa da Volta a França que teve lugar hoje em Paris e de um muito animado circuito nos Campos Elísios…
Tadej Pogačar é o vencedor do Tour 2026 e é a quinta vez que vence a prova francesa, a mais grandiosa das grandes voltas. Já Mathieu van der Poel venceu a sua segunda etapa na edição deste ano, além de ter protagonizado um leadout perfeito aquando da vitória ao sprint de Jasper Philipsen neste Tour.
🏆 MATHIEU VAN DER POEL! WHAT A FINISH!
🏆 MATHIEU VAN DER POEL !!! QUEL FINAL !!!#TDF2026 pic.twitter.com/JRoJjfOa2r
— Tour de France™ (@LeTour) July 26, 2026
Aliás, a vitória de hoje tem muito que se lhe diga, pois MvdP venceu por escassos centímetros perante precisamente este seu colega de equipa. Mas não antes de dinamizar um divertido frente a frente com Pogačar nos últimos segundos da etapa… Fantástico! E uma fantástica vitória para o neerlandês.
Antes disso, confirma-se: Tadej Pogačar conquistou hoje o Tour de France 2026 e igualou um dos maiores feitos da história da modalidade.
O esloveno confirmou o quinto triunfo na classificação geral, enquanto Mathieu van der Poel venceu a última etapa após um final emocionante nas ruas de Paris.
LEGENDARY 👑💛
Tadej Pogacar wins the 2026 Tour de France2020 – 2021 – 2024 – 2025 – 2026 🆕#TDF2026 pic.twitter.com/8k1WFWSMKC
— Tour de France™ (@LeTour) July 26, 2026
Na verdade, esta edição de 2026 terminou com um desfecho bem diferente do tradicional sprint nos Campos Elísios…
Pela segunda vez consecutiva, o circuito de Montmartre voltou a transformar a derradeira etapa numa corrida ofensiva, onde os candidatos à vitória tiveram de atacar até aos últimos quilómetros.
Van der Poel revelou-se o mais forte nesse cenário e conquistou uma das vitórias mais prestigiadas da temporada: as três passagens pela Côte de la Butte Montmartre marcaram completamente a corrida.
Mads Pedersen foi o primeiro a lançar um ataque, formando um grupo onde já seguiam Pogačar e Van der Poel, mas essa movimentação acabaria por ser anulada.
Na volta seguinte, foi a vez de Pogačar acelerar, selecionando um reduzido grupo com Remco Evenepoel, Pedersen e Van der Poel. Apesar da qualidade dos quatro corredores, a perseguição organizada atrás voltou a juntar a corrida antes da última subida.
Foi então que Pogačar e Van der Poel voltaram a atacar, conseguindo abrir uma pequena vantagem que se revelou suficiente para discutir a vitória da etapa entre ambos.
🔙 Led by @decathloncmacgm , the peloton catches the 4 leaders. It’ll all come down to the final round!
🔙 Le peloton emmené par @decathloncmacgm rentre sur les 4 leaders. Tout se jouera dans le dernier tour !#TDF2026 pic.twitter.com/JtDvuhmiLM
— Tour de France™ (@LeTour) July 26, 2026
Van der Poel resistiu até à meta
A dupla colaborou nos quilómetros finais para tentar manter o pelotão à distância.
Apesar da vantagem nunca ter ultrapassado os dez segundos e de a perseguição ter reduzido progressivamente a diferença, Van der Poel lançou o sprint decisivo na reta da meta, deixando Pogačar para trás nos metros finais.
O neerlandês conquistou assim a vitória da etapa, com Jasper Philipsen a terminar em segundo e Mads Pedersen em terceiro, após o regresso do pelotão praticamente em cima da linha de chegada.
Pogačar entra para a história do Tour
Embora tenha falhado a vitória na etapa, Tadej Pogačar alcançou o principal objetivo do dia.
O líder da UAE Team Emirates-XRG confirmou a conquista do quinto Tour de France da carreira, igualando Jacques Anquetil, Eddy Merckx, Bernard Hinault e Miguel Indurain, os únicos ciclistas que também venceram cinco edições da Grande Boucle.
E há mais um marco histórico: o esloveno regista hoje o recorde do Tour mais rápido de sempre, com uma velocidade média final de 43.326 km/hora!
Nelson Oliveira volta a concluir o Tour
O português Nelson Oliveira voltou igualmente a terminar a Volta a França acrescentando mais uma participação concluída ao currículo.
O corredor da Movistar completou a prova pela décima vez na carreira, reforçando o estatuto de um dos ciclistas portugueses com maior longevidade ao mais alto nível do ciclismo internacional.

