Têm sido muitas as reações à vitória histórica de Mark Cavendish, a sua 35ª em etapas na Volta França, que lhe permitiu superar o recorde de Eddy Merckx, ao triunfar esta quarta-feira no quinto dia do Tour.

PUB
Nova Mondraker Dune

Wout van Aert (Visma | Lease a Bike) não entrar na luta pela vitória nesta etapa, concluindo-a num modesto 100º lugar. Por isso, não testemunhou, de perto, a proeza de Cavendish, mas não impediu o belga de prestar homenagem ao consagrado adversário britânico após a corrida.

“Prefiro falar dele [Cavendish] do que de mim hoje (risos)”, começou por afirmar, referindo-se à seu desempenho no dia.

“Via Cavendish na televisão a ganhar quase sempre. Tenho muito respeito por ele. Tenho nove vitórias no Tour e estou neste número há algum tempo, por isso posso imaginar o quão difícil é atingir as 35. Ele é um verdadeiro campeão e uma personagem especial também, só posso tirar-lhe o chapéu”, declarou Van Aert.

“Os recordes são para serem batidos. Todos pensavam que Eddy Merckx seria intocável com as suas 34 vitórias, mas Cavendish conseguiu, por isso, parabéns para ele”, concluiu.

Biniam Girmay: “É a minha lenda”

Vencedor do primeiro grande sprint do Tour, na 3ª etapa, Biniam Girmay não conseguiu repetir o êxito nesta 5ª etapa. O corredor eritreu da Intermarché-Wanty terminou em 9º, mas vestiu a camisola verde dos pontos.

PUB
Giant TCR 2024

“Fazia parte do plano tentar conquistar a camisola verde hoje”, disse Biniam Girmay no final da etapa. “Claro, teria preferido outro resultado, mas é uma camisola muito bonita”, disse, falando depois de Cavendish. “Vi-o ganhar corridas quando tinha uns dez anos e sempre sonhei em ser como ele. Acabou de fazer história… É a minha lenda, estou super feliz por ele ter ganho esta etapa”.

Arnaud De Lie: “Parabéns ao Mark”

Arnaud De Lie (Lotto Dstny) alcançou o 4.º lugar nesta etapa. O velocista belga estava um pouco atrasado à entrada do último quilómetro e teve de começar a sprinter demasiado longe e não conseguiu alcançar Mark Cavendish, o grande vencedor.

“Parabéns ao Mark Cavendish, é lendário ganhar 35 etapas no Tour, é ótimo para ele. Parece que é o seu primeiro Tour, é preciso ter uma paixão destas aos 39 anos!”, afirmou o belga.

Alexandre Vinokourov: “Emoção enorme”

PUB
Nova Mondraker Dune

A extensão do contrato de Mark Cavendish por mais um ano foi uma aposta vencedora para Alexandre Vinokourov, diretor-geral da Astana, depois da desilusão da queda e abandono do velocista britânico no ano passado.

“A emoção é enorme. É um grande momento para a equipa Astana e para Mark Cavendish”, declarou o cazaque. “Depois do que aconteceu no ano passado, disse ao Mark que se ele quisesse continuar por mais um ano não havia problema. Propus-lhe mais um ano de contrato. Tinha de tentar. Aos 38 anos, um campeão como ele ainda podia vencer uma etapa da Volta a França!”

Patrick Lefevere: “Um dos melhores sprinters da história”

Patrick Lefevere, diretor geral da Soudal Quick-Step, foi o chefe de Mark Cavendish durante muitos anos (2013-2015 e 2021-2022). Por isso, não perdeu a oportunidade de felicitar ao seu ex-corredor pelo recorde.

“Mark Cavendish foi e será sempre alguém especial. Ou se ama… ou não. Mas tem um bom coração, é uma pessoa muito boa. Mesmo quando saiu da equipa, fez sempre questão de me convidar para todas as efemérides. Fui aos melhores restaurantes quando fui a Londres visitá-lo… Esse também é o Mark Cavendish”, conta o belga.

“Quando ele fez a Ghent-Wevelgem, em 2020, estava na TV e começou a chorar numa entrevista. Partiu-me o coração. Liguei-lhe, e disse ‘o que estás a fazer’, ele respondeu ‘estou no hotel ao lado’. Pedi-lhe então que viesse ao meu escritório na manhã seguinte. Veio de táxi e começou a chorar. Eu disse-lhe: ‘ouve, Mark, não tenho dinheiro, não tenho orçamento, mas se encontrares dinheiro posso integrar-te na equipa’”, revelou Lefevere.

“É um dos maiores sprinters da história do ciclismo”, continua Lefevere. “Ele bateu o recorde do Eddy Merckx, mas não gosto de dizer isso, uma vez que o Eddy Merckx ganhou contrarrelógios, etapas de montanha, etapas planas… Não gosto de comparar gerações, mas enfim, sou fã”, concluiu.


Crédito da imagem: Visma Lease a Bike Twitter – https://x.com/vismaleaseabike/status/1808546811533275480/photo/1

PUB
Nova Mondraker Dune

Também vais gostar destes!