A nova E-EDR AF Apex AXS da Van Rysel, marca pertencente à Decathlon, é uma bicicleta que se apresenta “leve”, com um quadro em alumínio, motor de baixa potência e uma bateria de apenas 250 Wh… Para quem é esta bicicleta?

PUB
TrekFest 2024

Parece que a tendência das bicicletas elétricas de estrada é oferecer um comportamento muito semelhante às bicicletas convencionais. Para isso, são projetados quadros com dimensões muito semelhantes, com pesos ligeiramente superiores…

Neste sentido, esta Van Rysel E-EDR é uma touring, não fossem os vários pontos de fixação (que podemos encontrar dispersos por todo o frameset) e a posição “subida” da frente da bicicleta. Uma verdadeira endurance elétrica, dizem. Já agora, os fãs do gravel podem espreitar a E-GRVL….

O motor Mahle X35, que se encontra no cubo traseiro, debita 40 Nm e os 250 Wh de capacidade da bateria Mahle, de acordo com a marca, são suficientes para percorrer 100 km sem recarregar… Isto em condições favoráveis, claro.

Como tem sido habitual, existe sempre a possibilidade de instalar um Range Extender com mais 171 Wh, aumentando a autonomia total para até 160 km… Por sinal, a Van Rysel E-EDR vem equipada de série com um ciclocomputador BC900 que exibe o estado de carga da bateria, a autonomia restante e o nível de assistência.

PUB
Beeq

Outro detalhe interessante é a transmissão Sram Apex AXS de 12 velocidades e de acionamento eletrónico, numa gama de componentes que está muito acima do preço desta e-bike… Porque 2.799 euros não parecem ser muitos euros quando se trata de uma e-bike com um motor reconhecido e uma transmissão deste calibre…

É verdade que o resto dos elemento nesta bicicleta são mais “baratos”, na sua grande maioria da própria marca Van Rysel, mas estes “trunfos” tornam a E-EDR AF Apex AXS uma bicicleta que vale a pena espreitar caso o objetivo seja encontrar uma e-road com boa relação qualidade/preço.

Mais info:


Créditos imagens: Decatlhon

PUB
Giant TCR 2024

Também vais gostar destes!