A Decathlon não para de surpreender na vertente de ciclismo e agora, pegou na E-EDR da Van Rysel, fez algumas modificações e… voilà: nasceu uma bicicleta elétrica de gravel “leve e barata”: a nova Van Rysel E-GRVL.

PUB
TrekFest 2024

O quadro é o mesmo em alumínio 6061 que a E-EDR usa. Na verdade, quase que parece que o quadro foi projetado para o gravel desde o início, pois a aparência da bicicleta remete-nos imediatamente para esta vertente mais aventureira e fora de estrada…

imagem-van-rysel-gravel

E a E-EDR já apresentava também um grande número de pontos de fixação para adaptar acessórios e bagagem extra, algo que é orientado para os fãs do bikepacking.

O conjunto motor-bateria da Mahle continua presente, com o X35 (40 Nm) instalado no cubo da roda traseira e a bateria de 250 Wh (e 100 km de autonomia máxima, segundo a marca) inserida “com estilo” no tubo diagonal. É ainda possível acrescentar o Range Extender da Mahle, que continua disponível como opção.

imagem-van-rysel-gravel

Para lidar com a informação dos percursos, o ecrã multifunções BC900 continua a ser opção no guiador, componente que tem agora com as extremidades mais abertas, como é normal vermos nas bicicletas de gravel.

PUB
Giant TCR 2024

imagem-van-rysel-gravel

Como seria de esperar, as rodas mudam. Continuam a ser de alumínio, mas agora são mais largas (25 mm), para acomodar pneus como os Hutchinson Touareg de 700×45. A Van Rysel, Decathlon, afirma que o quadro pode acomodar pneus de até 50 mm.

Não gostamos (de todo) do desaparecimento da transmissão Sram Apex AXS da versão E-EDR… Esta nova E-GRVL incorpora o Sram Apex de acionamento mecânico (e 11 velocidades), o que para uma modalidade como o gravel pode dividir opiniões.

PUB
Cube Stereo ONE

No mercado português, a nova E-GRVL é mais barata que a sua “irmã” estradista, com um preço de 2.499 euros, contra os 2.799 euros da E-EDR. A nova E-GRVL melhora o conjunto de rodas-pneus, instala um conjunto completo de luzes e incorpora um pequeno botão no guiador para mudar os modos de assistência.

Especificações técnicas da versão Van Rysel E-GRVL AF HD:

  • Quadro: alumínio (forqueta em carbono);
  • Motor: Mahle X35 (40 Nm);
  • Bateria: Mahle 250 Wh (Range Extender opcional de 208 Wh);
  • Transmissão: Sram Apex 1×11 (cassete 11-42d e prato 40d);
  • Travões: Sram Apex hidráulicos;
  • Rodas: Van Rysel 25c;
  • Pneus: Hutchinson Touareg 700×45;
  • Selim: Van Rysel Confort;
  • Peso: 14,5 kg (tamanho M);
  • PVP: 2.499 euros.

Mais info:


Crédito das imagens: Decatlhon 

Também vais gostar destes!