A última etapa do Tour Down Under previa-se atacada desde inicio e, apesar da extensa lista de candidatos, Stephen Williams (Israel-Premier Tech) arrebata a conquista da geral com a vitória da etapa. Destaque para António Morgado (UAE Emirates) que foi o mais combativo do dia.

PUB
Giant TCR 2024

Mount Lofty era a última e derradeira dificuldade do dia, local onde as diferenças foram efetivamente feitas nesta última etapa do Tour Down Under. As tentativas de fuga começaram cedo, contudo, só a falarem cerca de 100kms para o fim é que dois corredores tiverem “permissão” do pelotão para encabeçar a corrida.

PUB
KTM

Stefan de Bod (EF Education-EasyPost) e Jacopo Mosca (Lidl Trek) foram os primeiros a destacarem-se, mas, pouco depois recebem a companhia de mais quatro corredores, incluindo o ciclista português António Morgado.

Esta situação colocou o pelotão em sentido, principalmente a equipa do líder Stephen Williams, porque  Stefan de Bod chegou a ser líder virtual…

O pelotão persegue ferozmente o grupo fugitivo, que teimava em não ceder tempo. Após união de forças no grupo do camisola laranja, a fuga viu-se com apenas 30 segundos à entrada dos 10 kms finais.

As quedas começam a aparecer e a tensão a aumentar, é também alcançado o último elemento da fuga (o português António Morgado) e entramos na subida final com pelotão compacto.

PUB
Giant TCR 2024

A dois kms do fim é o jovem mexicano da UAE Emirates, Isaac Del Toro Romero, quem toma a iniciativa de atacar. E que ataque! O jovem ciclista que já liderou a prova, partiu por completo o grupo, deixando na frente quatro corredores.

A vitória discutiu-se ao sprint, lançado por Stephen Williams e que acabou mesmo por vencer no topo do Mount Lofty. Jhonatan Narvaesz (Ineos-Grenadiers) fecha segundo lugar, e Isaac fecha o pódio do dia.

“Estou muito feliz nem quero acreditar, sabia que hoje tínhamos uma excelente hipótese no Mount Lofty”, comentou o vencedor da etapa e da classificação geral Stephen Williams.

A classificação geral manteve, obviamente, Stephen Wiliiams em primeiro, Jhonatan Narvaez terminou em segundo, a 9 segundos, e Del Toro Romero fecha o pódio do Tour Down Under, a 11 segundos.

António Morgado destacou-se pela sua prestação na fuga do dia e foi distinguido como o ciclista mais combativo da etapa. Rúben Guerreiro terminou o dia em 17º, contudo, ascendeu ao 14º posto da classificação geral.

Classificações:

  • Santos Tour Down Under Champion – Stephen Williams (Israel Premier Tech)
  • Schwalbe Men’s Stage 6 Winner – Stephen Williams (Israel Premier Tech)
  • efex King of the Mountain – Luke Burns (ARA Australian Cycling Team)
  • Ziptrak Sprinter’s Jersey – Sam Welsford (Bora-hansgrohe)
  • Zwift Young Rider’s Jersey – Isaac del Toro Romero (UAE Team Emirates)
  • Most Competitive – Antonio Morgado Tomas (UAE Team Emirates)

Classificações portugueses:

  • Rúben Guerreiro (Movistar) – 14º, a 1m02s;
  • António Morgado – 47º, a 3m44s.

Mais info:


Imagens: Tour Down Under Twitter

Também vais gostar destes!