Após um dia decisivo e de muita emoção, a etapa 18 do Tour 2023 trouxe para a linha da frente outros candidatos à vitória da etapa, numa tirada em que se previa uma chegada ao sprint. Mas o grupo fugitivo enganou tudo e todos, resistiu e no fim venceu pela pessoa de Kasper Asgreen (Soudal-Quickstep).

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Kasper Asgreen foi mesmo o primeiro ciclista a atacar no dia de hoje e teve imediatamente a companhia de Victor Campenaerts (Lotto-Dstny) e Jonas Abrahamsen (Uno-X), numa tentativa que chegou quase aos dois minutos de diferença para o pelotão.

Mais atrás, os ritmos eram impostos pelas equipas Team Jayco, DSM e Alpecin, que tinham pretensões de levar a corrida ao sprint final. Na subida de Côte de Boissieu deram-se alguns ataques no pelotão, com o objetivo de fazer a ponte para a frente da corrida. Apesar das tentativas, somente um corredor conseguiu sair, e foi Pascal Eenkhorn (Lotto-Dstny).

O seu colega de equipa Campenaerts esperou e ajudou Pascal a juntar-se ao grupo que seguia na frente e assim ficou formado o quarteto que iria discutir a vitória na meta. O “jogo do gato e do rato” estava lançado, com a diferença entre os dois grupos a ser de menos de um minuto durante a última hora de corrida.

À entrada dos 20 kms finais a diferença era de apenas 40 segundos, e as equipas dos sprinter tentavam desesperadamente alcançar os homens da frente; nos últimos 3 kms a diferença descia para os 10 segundos…

Campanaerts liderava o grupo na tentativa de lançar o seu colega de equipa nos metros finais, mas Kasper Asgreen retirou a maior vantagem deste trabalho, conseguindo a vitória (à tangente do pelotão feroz…) na 18ª etapa do Tour 2023. Em segundo ficou Pascal, seguido por Jonas Abrahamsen no terceiro posto.

Na geral, o dia foi tranquilo e sem ataques, com consolidação para Jonas Vingegaard, que segue confortavelmente na liderança da camisola amarela. Tadej Pogacar mantém o segundo lugar, a 7m35s, e Adam Yates é terceiro, a 10m45s.

Battle Of The Breakaway | Tour De France 2023 Highlights - Stage 18

Mais info:

Lê também:

Tour 2023 – 17ª etapa: Felix Gall vence no alto do Courchevel [com vídeo]

Imagens: Twiter Volta a França

 

Também vais gostar destes!