A prova mais dura do mundo do BTT regressa a Marrocos, a África… Já se sabe que o Titan Desert 2021 começa no dia 23 de maio de 2021 e que marcará o regresso desta grande aventura ao deserto: Boumalne Dades dará início à 16ª edição, que terminará depois em Maadid a 28 de maio. Mas a grande novidade é esta: O GoRide.pt vai estar presente em competição nesta edição de 2021 do Titan Desert. Mais pormenores em breve! Entretanto…

PUB
Giant TCR 2024

Depois da experiência de novembro passado em Almería, Espanha, o Titan Desert, prova organizada pela RPM-MKTG e pela ASO, volta às suas origens e tradicional formato de seis etapas.

Titan Desert 2021

Após o dia das verificações (sábado, 22 de maio), o domingo seguinte enceta os mais de 600 km da prova. Trata-se um perfil montanhoso nos dois primeiros dias com mais de 7.000 metros de desnível, num cenário contagiante que já é conhecido de edições anteriores e que apresenta uma exclusiva paisagem envolvente e que caracteriza toda esta região.

A mítica etapa maratona volta a ser integrada na prova. Será no terceiro dia e a ajuda externa será de novo proibida (sem qualquer auxílio/intervenção mecânica e de fisioterapia), com os participantes a terem de carregar o material que consideram necessário para pernoitarem e para levarem na etapa seguinte. Isto é, não têm acesso à sua mala. E todos os concorrentes pernoitam em duas tendas gigantes comuns.

A 16ª edição traz outras novidades: uma classificação Adventure renovada, limitada a 60 pessoas, destinada a participantes que procuram algo mais épico. Pura auto-suficiência e menos conforto. Cada Adventure terá à sua disposição uma caixa de metal com medidas limitadas (45 x 35 x 80 cm) e é nela que têm de guardar todo o material para os seis dias de prova.

Titan Desert: uma edição muito especial…

Os acampamentos, as “haimas”, os camelos, o chá de menta e o tagine estão de voltar novamente. Jesús García, CEO da RPM-MKTG, comentou:

PUB
Orbea Genius Dealers

Chegar ao final de um ano muito difícil, em que a maioria dos eventos desportivos foram cancelados a nível mundial, e podermos planear com a mesma energia e com o mesmo entusiasmo um ano inteiro de 2021 em torno do Titan Desert, parece-me um motivo de alegria e orgulho para toda a empresa.

E vai mais longe ao garantir que o Titan Desert vai crescer, vai expandir-se pelo mundo, vai tocar nas areias dos desertos mais míticos de todos… Revela ainda que:

Em 2021 teremos três continentes em cena. Estaremos em Marrocos (África) em maio; estaremos novamente na Europa, no deserto de Tabernas, em Almería, no final de outubro/início de novembro, datas semelhantes à edição que se realizou neste ano de 2020; e vamos fechar o ano em dezembro, voltando novamente à Ásia para fazer a Titan Series na Arábia Saudita!

Yann Le Moënner, CEO da ASO, empresa que também organiza o famoso Rally Dakar ou o Tour de France, vê um grande paralelismo entre os dois eventos.

Aventura, descoberta e realização são, sem dúvida, os valores que partilhamos entre o Dakar e o Titan. O Dakar é uma aventura e o Titan também. Não é de surpreender que o Titan também seja conhecido como ‘O Dakar das bicicletas’. África é, de facto, a origem do Dakar. Foi como um jogo para descobrir novos territórios. O que mais me impressiona é o contraste entre os diferentes terrenos, do atlas às dunas, da neve ao mar. Uma variedade de terrenos que normalmente não vemos ao longo do ano.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Juan Porcar, presidente da Titan World Series, também está confiante com o que está para vir:

Com a evolução e com a chegada das vacinas, estamos muito, muito convencidos de que realmente vamos poder avançar com o Titan Desert em Marrocos, como planeámos. Se não acreditássemos que isso poderia ser possível, não teríamos considerado. Se num dos piores momentos deste ano pudemos fazer o Titan em Almería, por que não o poderemos fazer em maio de 2021 quando a vacina já terá chegado? Será um percurso verdadeiramente épico e uma grande oportunidade para quem alguma vez pensou em participar no Titan Desert, ou para quem pretende repetir a experiência.

Inscrições abertas

As inscrições já estão abertas no site oficial. A primeira fase de inscrição, para todos os participantes com mais de 25 anos, tem custo de 2.145 euros. Este primeiro preço mudará quando forem atingidos os primeiros 400 números ou no dia 2 de fevereiro de 2021. A ter em consideração que a prova já tem mais de 200 inscritos: aqueles que mudaram de inscrição de 2020 para 2021.

A equipa GoRide.pt vai acompanhar o Titan Desert 2021 com um resumo diário, pois somos media partners da prova. E, como referido, vamos participar de novo nesta grande maratona mundial. Não pela 1ª vez, mas sim pela 10ª vez! Mais informações em breve…

Mais informações:

O nosso especial recente sobre o Titan Desert Almería 2020:

 

PUB
Orbea Genius Dealers

Também vais gostar destes!