A Zycle continua a reforçar a sua oferta de soluções para ciclismo indoor. Em apenas três anos tem já uma gama que tenta preencher todos os requisitos do mercado, da bicicleta estática inteligente ZBike até aos rolos de treino avançados. É precisamente nesta área que surge este modelo rolos ZYCLE Smart ZDrive.

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Basicamente, estes rolos são os mais smart entre a oferta da marca, como o próprio nome deixa entender, e são de transmissão direta, pela corrente, um sistema bastante diferente do modelo ZYCLE Zpro que testámos em tempos e que funciona com transmissão pelo atrito da roda traseira da bicicleta.

Trata-se de uma solução que vem dar resposta às tendências recentes neste segmento e que estão relacionadas com a ligação às plataformas digitais de ciclismo virtual. Isto é, a ideia é transmitir ao máximo as mesmas sensações entre os treinos indoor e virtuais e o ciclismo que se pratica ao ar livre, com a bicicleta na estrada ou nos trilhos de BTT e gravel.

Antes de mais, falemos da relação qualidade/desempenho/preço destes rolos, numa altura em que os modelos inteligentes e mais sofisticados atingem preços já muito pouco democráticos.

Acreditamos que este ZDrive é um rolo de transmissão direta “rentável”, isto porque compatibiliza a tecnologia mais recente que assiste a estes componentes com um preço que não assusta tendo em conta as funcionalidades.

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Falamos de um modelo que dá garantias em termos de fiabilidade, precisão, compatibilidade, robustez e facilidade de utilização, a troco de 699 euros, um valor que fica abaixo de algumas soluções concorrentes.

Montagem simples

Desde logo, refira-se que as dimensões compactas (51 x 53 x 51 cm), após uma montagem fácil e breve, e o peso (17 kg) relativamente leve para este tipo de rolos são fatores importantes para quem não pode manter os rolos instalados em permanência numa divisão da casa ou na garagem.

Ou para quem precisa de transportar os rolos com frequência, até porque este ZDrive dispõe de uma pega bastante ergonómica e que facilita o arrumar e desarrumar, por assim dizer.

Compatível com bikes de estrada, gravel e BTT, bem como com cassetes Shimano ou Sram de 8x a 11x.

Ainda relativamente à montagem, destaca-se a versatilidade permitida pelos pés dos rolos com altura ajustável, no caso para a compatibilidade com bicicletas com rodas de 26’’, 27,5’’ e 29’’, o que garante a instalação de modelos de estrada, gravel e BTT.

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A mesma ampla compatibilidade aplica-se à cassete (que não está incluída no pack, atenção!), que pode ser de 8x a 11x velocidades e da marca Shimano ou SRAM (e ainda com eixos de 9 mm, 12 mm e Boost).

Ligação USB em estreia

Enfim, instalada a bicicleta, e antes de começar a treinar, diga-se que o ZDrive pode “ligar-se” às já referidas plataformas de simulação online (através do computador ou de dispositivos móveis) mediante as soluções ANT+ e Bluetooth FTMS integrados.

Mas também há a possibilidade de estabelecer ligação direta via USB, para uma experiência tão realista com os seus congéneres mais sofisticados, mas mais dispendiosos.

Portanto, deixa de haver desculpas (plausíveis, reconheça-se…) para alegar falhas de comunicação entre os rolos e o aparelho recetor (PC, tablet ou até smartphone), algo que tantas vezes arruína uma boa corrida ou um bom treino de grupo no Zwift.

Acrescente-se, ainda, a possibilidade de usarmos a bateria tipo powerbank Zycle ZPower (que também não está incluída no pack), que permite dispensar a ligação do rolo à corrente elétrica durante algumas horas. Esta é outra característica que contribui para versatilidade, portabilidade e facilidade de utilização superiores.

Na ‘estrada’!

Conduzimos este teste recorrendo à ligação dos rolos a um simulador online, uma experiência que acreditamos ser aquela que a maioria dos utilizadores a estabelece. Pelo menos quem decide investir em produtos do género, mais sofisticados e caros.

Aos primeiros golpes de pedal constata-se a fluidez semelhante à que corresponde às variações de desmultiplicação (vulgo mudanças…) que reflete o ajuste correto do desviador do grupo que equipa a bicicleta na cassete dos rolos. Este é sempre um fator a considerar por esta ser um elemento “estranho” ao sistema…

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Não notamos desafinações, pelo menos aquelas que poderiam ser relevantes para um bom funcionamento das mudanças, este sim um elemento fundamental para o nível de qualidade dos rolos de transmissão direta.

O Zycle ZDrive garante essa precisão (bastante satisfatória), conferindo, ao mesmo tempo, ótima estabilidade à bicicleta – e, por consequência, ao ciclista.

Aqui, o equilíbrio e o arrasto do disco de inércia magnético fazem depender o grau de fidelidade da resposta às variações de resistência transmitidas pelo simulador. E em tudo estes rolos da Zycle obtêm nota elevada, ainda que sem atingir a excelência de alguns modelos concorrentes um pouco mais sofisticados, mas que, contudo, são bastante mais caros.

Outro ponto determinante para a avaliação de rolos do tipo direct drive é o nível de ruído. O ZDrive produz um nível de ruído baixo, pouco incomodativo junto do utilizado, da respetiva família e vizinhos, até, que são sempre “elementos” que têm de ser levados em conta quando se treina dentro de casa…

Só há a reparar algumas ligeiras vibrações durante o exercício, que poderão dever-se à elevada compacidade dos rolos. Isto além das expetáveis de acordo com a potência que se exerce nos crenques e com os movimentos do corpo.

Como este modelo podemos sprintar até aos 1800W e trepar rampas a 20%!

A potência máxima suportada pelo ZDrive são uns mais do que suficientes 1.800 W. Não a comprovámos, nem sequer ficámos lá perto, mas chega e sobra para os utilizadores mais explosivos e em forma, certamente.

Para os trepadores, a ZYCLE reservou a simulação de subidas com inclinação até 20%, uma funcionalidade que também se revela satisfatória até para quem pretenda desafiar, virtualmente, o terrível Angliru.

Junte-se a isso a precisão face ao potenciómetro da bicicleta, no que o Zycle ZDrive corresponde com uma margem de erro satisfatória. O fabricante anuncia +/- 2,5%, mas neste teste concluímos ser ligeiramente superior, na ordem dos 7 a 10%, o que não é excessivo para este tipo de rolos. Não será por isso que sai desvirtuado um teste de FTP ou nos veremos a braços com uma sanção por “doping de software” nas plataformas de simulação.

A nossa avaliação

Se os ZPro (rolos com roda montada) nos tinham surpreendido pela relação altamente proveitosa entre qualidade e preço, estes ZDrive (transmissão direta) foram a confirmação.

Não esperes aqui o auge da sofisticação e do design, mas com um investimento bastante mais acessível do que o dos produtos similares topo de gama podemos aceder-se a uma transferência muitíssimo fidedigna do ciclismo de exterior (outdoor) para o de recinto coberto (indoor), em treino ou competição (nas já tão populares plataformas digitais).

Fiabilidade e precisão são as principais qualidades, enquanto o ruído de funcionamento é mais do que aceitável para o segmento de mercado em que se insere o produto.

Pontos mais positivos

  • A facilidade de utilização em geral e a montagem rápida e fácil (em apenas dez minutos está pronto a usar!).
  • A maneabilidade (é compacto e relativamente leve) e a portabilidade (transporta-se com facilidade e arruma-se em qualquer canto da casa).
  • A compatibilidade face a bicicletas de diversos tipos e diferentes tamanhos de roda.
  • Não é excessivamente ruidos e não requer calibração.

Pontos a melhorar

  • Transmite entre 7 e 10% mais watts do que os reais (algo que, afinal de contas, se nota na maioria dos rolos dos tempos que correm).
  • Ligeira vibração durante o exercício devido ao seu tamanho compacto.

Especificações dos rolos ZYCLE Smart ZDrive:

  • Tipo de rolo: transmissão direta
  • Potência máxima: 1.800 W
  • Simulação de subida: até 20%
  • Precisão: +/- 2,5%
  • Comunicação sem fios: Bluetooth FTMS e ANT +
  • Comunicação com fios: Ligação USB
  • Compatibilidade com bicicletas de estrada, BTT e gravel (com desviadores traseiros longos, inclusive)
  • Compatível com rodas de 26” a 29” (estrada, BTT e gravel)
  • Compatibilidade com cassetes (não incluídas) Shimano/SRAM de 8, 9, 10 ou 11 velocidades
  • Eixos compatíveis: 9 mm, 12 mm e Boost
  • Área ocupada: 51 x 53 cm
  • Altura: 51 cm
  • Peso: 17 kg
  • Fonte de alimentação de 12V ou bateria ZPower (não incluída)
  • Preço: 699 euros

Todas as fotos:

Vídeo oficial da marca:

Zycle Smart ZDRIVE | Spot

Mais info:

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