A Aurum Essentia é a “irmã mais nova” da Aurum Magma, uma bicicleta que ja tivemos oportunidade de experimentar lado a lado com Alberto Contador! E o que é prometido? As mesmas prestações, embora a um preço mais acessível. Mas será mesmo assim?
Sem dúvida alguma que esta Aurum Essentia continua a ser uma bicicleta de carácter exclusivo. São poucas as que vemos a circular no nosso país, e isso são pontos extra e a favor desta bicicleta, de certa forma.
Por outro lado, há alguns pormenores que ficam um pouco abaixo das nossas expetativas iniciais para esta bicicleta de estrada de origem espanhola. Agradecemos à Aurum pelo empréstimo da Aurum Essentia para esta análise. Vamos ao resumo.
A nossa avaliação… |
---|
A Aurum Essentia destaca-se pela sua geometria de linhas clássicas, mas que nos sentam de forma muito racing em cima da bicicleta. Contamos com uma resposta imediata nos pedais, num conjunto muito rígido e rápido.
Em termos de qualidade geral, está lá em cima. Boa construção, bons acabamentos e uma boa escolha de marcas/parceiros no material que compõe a bicicleta, algo que completa bem este “ramalhete”.
Por outro lado, talvez a escolha de pneus possa não ser a melhor, tal como o peso total da bicicleta nos pareça estar um pouco mais acima do que seria de esperar…
O que mais nos agrada… |
---|
- Qualidade de construção e acabamentos em geral.
- A personalização no ato da compra online.
- Rigidez e geometria do quadro.
O que menos nos agrada… |
---|
- Os pneus Challenge Strada Pro de 27 mm.
- É algo pesada para um bicicleta que aspira ser de competição.
Especificações da Aurum Essentia 2025: | |
---|---|
» |
|
Review completa |
---|
É verdade, trazemos hoje a “irmã mais nova” da topo de gama da Aurum: a Essentia! Mas atenção que é muito difícil haver duas Aurum iguais, porque temos a liberdade de escolher (de entre uma lista de vários componentes e marcas) a montagem da nossa bicicleta, isto através de um configurador no site da marca espanhola.
Nós não tivemos essa opção de escolha, mas a versão que nos chegou tem um preço de 6.029 euros (as especificações estão mais acima neste artigo). À primeira vista, pareceu-nos um preço um pouco elevado. Contudo, esta é uma Aurum e há sem dúvida uma espécie de “mística” associada à marca, dizemos nós…
Mas vamos já diretos ao “elefante na sala”, aquilo que não gostámos: o peso e os pneus. Sim, em termos de peso, esta nossa montagem fez-se notar logo no momento da montagem, e, podemos confirmar, há opção mais leves, e até a preços mais “em conta”…
Ver esta publicação no Instagram
Já os pneus, que são os Challenge Strada Pro com 27 mm de largura, não nos convenceram. Primeiro porque têm esses 27 mm e montam nas rodas Zipp 303S que, segundo o manual da marca, são para pneus que começam nos 28 mm de largura… Por outro lado, o seu perfil “quadrado” e alguma falta de aderência em pisos diversos fazem desta escolha uma má escolha, em nosso entender. Mas isto resolve-se facilmente, certo?
Agora as “coisas” boas desta Aurum Essentia (que são algumas!). O design clássico é intemporal: um quadro de linhas simples e uma geometria muito “deitada”. A primeira sensação foi de que esta era uma verdadeira bicicleta de competição.
E, a juntar à festa, a rigidez é também notável. Aliás, muito notável! “Prego a fundo” e lá vai ela, uma delícia nas mudanças de velocidade. Curvar é também uma das suas melhores qualidades (podia ser com uma escolha de pneus mais “confiante”…).
Transmissão, rodas e componentes
A transmissão Shimano Ultegra Di2 cumpre com o seu papel: mudanças fiáveis e “certinhas”. As rodas Zipp 303S são também um bom “trunfo” nesta Aurum Essentia, graças à sua estética e à performance demonstrada na grande maioria dos terrenos.
A qualidade estende-se até aos detalhes que podiam passar mais despercebidos. O avanço Aurum e o guiador da Ritchey (também existe a opção do cockpit integrado) encaixam muito bem no conjunto, e recebem ainda uma fita de guiador também ela da marca espanhola.
Ver esta publicação no Instagram
A Aurum equipou também esta bicicleta com os seus porta-bidons em carbono. À primeira vista parecem algo frágeis, no entanto não tivemos notámos na utilização dos mesmos, e são muito leves.
Em suma…
A Aurum Essentia podia ser mais, confessamos que estávamos à espera de um pouco mais, e a todos os níveis. Esperávamos algo extraordinário… Mas atenção: esta é, ainda assim, uma bicicleta muito boa, com bom material e equipamento, e qualidade de topo.
Seria interessante ter a possibilidade de personalizar a montagem com componentes mais simples e acessíveis (talvez umas rodas de alumínio), e trazer assim o preço um pouco mais para baixo. A exclusividade tem o seu preço, é um facto, e a Aurum Essentia continua a ser exclusiva.
Fosse um pouco mais barata e seria perfeita; assim, parece-nos um modelo bastante exclusivo, mas que pelo preço podia entregar um pouco mais a vários níveis. Recomendada, é certo, ao nível de várias outras bicicleta no mesmo segmento.
Equipa GoRide responsável pelo teste: | |
---|---|
» | Texto, teste, rider nas imagens: Rafael Prazeres Fotografias: Bernardo Gouveia |
Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através do email geral[arroba]goride.pt.