A 3ª etapa da Taça de Portugal XCO Banco Credibom teve lugar em Lousada, no passado domingo, consagrando Pablo Rodríguez (BH Coloma Team) e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) como os vencedores nas categorias de elite.

PUB
TrekFest 2024

Em masculinos, a corrida começou por ser disputada a quatro: Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), Pablo Rodríguez, Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) e Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB).

Com um início bastante intenso, a meio da corrida já só seguia Ricardo Marinheiro e Pablo Rodríguez. Na penúltima volta, o espanhol consegue isolar-se e fazer a diferença face a Marinheiro, que acabou por chegar a 46 segundos do vencedor. A fechar o pódio ficou Mário Costa, a 2m26s, o que lhe permitiu manter o 1º lugar da geral na Taça.

Nota ainda para o corredor João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), que foi o melhor sub-23 e lidera a classificação na sua categoria.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless
Na corrida feminina, Raquel Queirós mostrou-se superior à concorrência apresentada em Lousada. A campeã nacional controlou a prova, mas só fez a diferença nas últimas duas voltas, deixando Matylda Szczecinska a 28 segundos. Ana Santos (X-Sauce Factory Team) seguiu-se em terceiro, sendo suficiente para manter a geral em elite e sub-23.
Restantes classificações:
  • Juniores: Rafael Sousa nos masculinos e de Beatriz Guerra nas femininas.
  • Cadetes: Diogo Pinguinha (BTT Loulé/Elevis) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).
Classificação veteranos:
  • Master 30: Filipe Ramos (Guilhabreu MTB) e Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco);
  • Masters 40: Marco Macedo (Korpo Activo/Penacova) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech);
  • Master 50: António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar);
  • Master 60: Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis).
Destaque para Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/MonçãoBike) que vence entre os paraciclistas. E para o Guilhabreu MTB, equipa que leva a vitória coletiva.
A próxima Taça de Portugal de XCO vai até ao Fundão no dia 4 de junho.

Mais info:

Lê também…

Portugal vence madison na Taça das Nações de Pista

Imagens: Federação Portuguesa Ciclismo e FigueirasBTT

Também vais gostar destes!