É uma remodelação quase total na ABTF Betão-Feirense. A equipa de Joaquim Andrade continua a apresentar reforços e agora junta um sprinter a um grupo que está muito focado em ciclistas com características de trepadores. O colombiano Santiago Mesa muda-se de Espanha para Portugal, com o jovem Diogo Oliveira a preparar-se para dar o salto para o profissionalismo aos 18 anos.

PUB
Beeq

Mesa tem 25 e as suas origens remontam ao BTT, tendo sido campeão panamericano em 2017. No entanto, logo no ano seguinte dedicou-se à estrada, ao entrar na equipa amadora espanhola Grupo Eulen. Ali esteve três temporadas (2018, 2019 e 2021), com uma passagem, em 2020, pela Laboral Kutxa, ano em que praticamente não competiu, devido à pandemia.

A Burgos-BH deu uma oportunidade a Mesa de estagiar na equipa, a partir de Agosto de 2021. Santiago Mesa esteve na Volta ao Luxemburgo nesta passagem pela formação do escalão ProTeam (segundo).

Em 2022 assinou pela Manuela Fundación, uma equipa espanhola do escalão Continental, mas que só aguentou uma temporada neste nível, pois irá fechar portas.

“Para mim é uma honra poder continuar a ser corredor profissional na Europa. Estou muito feliz por me terem aberto as portas de uma equipa com tão boa estrutura e formação como a ABTF Betão-Feirense. Chego com expectativas altas para poder disputar os sprints”, afirmou Santiago Mesa.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Quanto a Diogo Oliveira, completa 18 anos no dia 3 de dezembro. Será “promovido” da equipa de Santa Maria da Feira/Segmento D`Época/Reol. É descrito como uma ciclista rápido e um bom rolador, com 2023 a apresentar-se como um ano de adaptação.

“É um orgulho fazer parte desta equipa, que apresenta um misto de experiência e juventude. As minhas expectativas passam por ajudar a ABTF Betão-Feirense ao máximo e ter uma aprendizagem gradual”, referiu o jovem ciclista.

Amaro Antunes (W52-FC Porto), António Carvalho (Glassdrive-Q8-Anicolor), Barry Miller (BAI-Sicasal-Petro de Luanda), Francisco Moreira (Kelly-Simoldes-UDO) e os campeões nacionais sub-23 Pedro Andrade (Efapel) e Afonso Eulálio (Glassdrive-Q8-Anicolor) já foram apresentados como reforços de uma equipa que apostou numa grande transformação para 2023.

Também vais querer ler…

César Martingil volta a mudar de equipa

PUB
Specialized Levo

Fotografias: ABTF Betão-Feirense

Também vais gostar destes!