Quando escrevemos “sabores” estamos a referir-nos, na verdade, às duas versões que compõem a gama da nova Specialized Stumpjumper EVO 2022 com quadro em alumínio: a versão Elite e a versão Comp.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

“Esta bicicleta traz o alumínio de volta à performance no trail, em grande estilo”, diz a Specialized. E mantém as conhecidas características de geometria ajustável da Stumpjumper EVO de carbono, o tratamento S-Sizing e a cinemática de suspensão desse mesmo modelo.

Mas há mais: suave e eficiente. A Stumpjumper EVO Alloy conta com o compartimento de armazenamento SWAT no quadro. “A caixa SWAT deu uma quantidade absurda de trabalho”, dizem, salientando que é muito mais difícil de abrir no alumínio do que no carbono…

Mas falemos primeiro do S-Sizing: este sistema foi pensado para que o rider possa escolher um dos seis tamanhos em função do seu estilo. Todos os tamanhso têm um standover semelhante, mas diferente no alcance e na medida frente-centro. “Tamanhos menores serão mais manobráveis e fáceis, tamanhos maiores significam mais estabilidade e mais espaço”, diz a Specialized.

Além disso, 0 ângulo da direção pode ser ajustado entre 63 e 65,5 graus, a altura do eixo pedaleiro pode ser ajustada para cima ou para baixo em 7 mm e um link de amortecedor vendido em separado permite que a roda traseira padrão de 29 “seja trocada por uma de 27,5”. “Esta é a bicicleta de trail mais ajustável e adaptável que já fizemos”, exclamam.

PUB
TrekFest 2024

Nas suspensões, o curso dianteiro de 160 mm e traseiro de 150 mm ajudam a definir uma “geometria progressiva de trail, oferecendo capacidade DH nunca antes encontrada numa bicicleta de 150 mm”.

Specialized Stumpjumper EVO Elite Alloy

É a versão mais cara (6.000 euros) e é fácil explicar porquê: tem suspensão frontal Fox Float 36 Factory, amortecedor Fox Float X Factory, Sram GX Eagle 12x e travões Sram Corde RS de quatro pistãos (discos de 200 mm).

As rodas também fazem diferença, pois são umas Roval Traverse 29 Alloy, enquanto na Specialized Stumpjumper EVO Comp Alloy 2022 são umas Specialized 29 “normais” em alumínio, neste caso também de 30 mm.

Specialized Stumpjumper EVO Comp Alloy

Custa 4.000 euros e conta com transmissão full Sram NX 12x, travões Sram Code R e amortecimento com uma Fox Float 36 Rhythm e um Fox Float X Performance.

PUB
KTM

Já o quadro Specialized Stumpjumper EVO Alloy, quando vendido isoladamente, custa 2.800 euros.

Mais info:

Também vais gostar destes!