A mais recente Scott Foil RC tem causado sensação no panorama do ciclismo de estrada desde o lançamento. Em caso de dúvida que assim seja, podes conferir aqui a versão que andas nas mãos de Romain Bardet, por exemplo…

PUB
Orbea Rier Connect

Esta nova bicicleta apresenta uma abordagem muito polivalente, que, segundo a marca, pode permitir que esta seja uma companheira perfeita para qualquer ciclista que se preze: destaca-se nas subidas, na planície, contra o cronómetro… Solução para tudo, promete a Scott!

Scott Foil RC 2023

Ou seja, é natural que, assim, a Scott Foil RC de 2022 se despeça do topo da gama. Na descrição que acompanha este modelo no catálogo da Scott pode ler-se: “com vitórias em etapas de todas as grandes voltas, triunfos em clássicas como Milão, San Remo, Lieja, Bastogne, Lieja e Paris, Roubaix. Podemos afirmar com total segurança que a Scott Foil RC é a bicicleta aerodinâmica mais polivalente do mercado”.

Scott Foil RC 2022

Mas será que alteraram assim tanto a nova Scott Foil RC? Façamos uma comparação para verificarmos o que realmente as diferencia.

Scott Foil RC 2023 vs Foil RC 2022

A nova Scott Foil RC 2023 foi apresentada aquando do início do Tour de France deste ano, revelando o interesse do fabricante em dar a conhecer esta novidade a todo o mundo com alguma “pompa e circunstância”. Talvez a equipa mais forte a usar este modelo seja a DSM Team, com ciclistas tão carismáticos como Romain Bardet, Marco Brenner e Alberto Dainese, entre outros.

Scott Foil RC Pro de Romain Bardet.

PUB
Specialized Enduro LTD

Em primeiro lugar, a Foil RC de 2022, estando disponível há mais tempo, existe com quadro feito com a fibra de carbono HMX (a melhor relação rigidez/peso da marca) e também com a mais acessível HMF. Já a nova Foil RC 2023 é disponibilizada com o mesmo quadro mais apenas no de carbono HMX.

Detalhe da Scott Foil RC 2023.

Depois, na nova Foil encontramos um detalhe que não existia no modelo anterior: o muito estudado espigão de carbono Duncan SL Aero CFT, que promete uma certa filtragem das irregularidades vindas do terreno, algo que é sempre bem-vindo em bicicletas com estas características.

Detalhe da Scott Foil RC 2022.

A aerodinâmica foi também melhorada no novo modelo, com uma melhoria na velocidade que é qualificada pela marca da seguinte forma: “com um ciclista a bordo, a nova Foil é 1 minuto e 18 segundos mais rápida numa distância de 40 km a uma velocidade de 40 km/hora”. Estes dados são fornecidos pela Scott.

A Scott Foil RC 2023 em ação…

Outra diferença está no peso: na Scott referem que, em comparação com os anteriores modelos (supomos que comparando com as mesmas versões, diretamente), a nova Foil RC é 9% mais leve… Não temos dados oficiais do peso do quadro do anterior modelo nem do novo, mas dispomos do das bicicletas completas, que são até indicado pela Scott no seu catálogo.

Scott Foil RC10 2023

Se nos focarmos no acabamento RC10, um modelo intermédio e até bastante equilibrado em termos de equipamento, nota-se que a Foil RC10 2022 pesa 7,78 kg e que o modelo 2023 chega aos 7,9 kg.

Scott Foil RC10 2022

Por último, constatemos o que muda na geometria:

Geometria básica da Scott Foil RC 2023 tamanho M):

Ângulo de direção: 72,5º // Ângulo do selim: 73,6º // Distância entre eixos: 992,6 mm // Escoras: 412 mm // Reach: 389 mm // Longitude do avanço: 110 mm // Altura do tubo de direção: 141 mm

Geometria básica da Scott Foil RC 2022 (tamanho M):

Ângulo de direção: 72,5º // Ângulo do selim: 73,6º // Distância entre eixos: 987 mm // Escoras: 410 mm // Reach: 388,9 mm // Longitude do avanço: 110 mm // Altura do tubo de direção: 150 mm

Comparando ambas as geometrias, a nova Foil RC apenas aumenta a distância entre eixos e a medida das escoras, o que permitirá ter um pouco mais de equilíbrio em alta velocidade, à partida.

O tubo de direção mais baixo também ajudará nessa tarefa, colocando um pouco mais de peso na roda dianteira (além de que a postura nos comandos será mais aerodinâmica). Em suma, procura-se uma melhoria clara rumo à abordagem mais aero, tentando não perder muito terreno nas subidas…

Mais info:

Também vais querer ler…

Bikes dos Prós: a Scott Foil RC de Romain Bardet (e a montagem passo a passo!) [com vídeo]

PUB
LIV INTRIGUE ADVANCED PRO 29 1

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

GoRide Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

Também vais gostar destes!

Mais em Bikes