No passado domingo, em Paredes de Coura, Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) e Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) sagraram-se campeões nacionais de elite na disciplina de cross country olímpico (XCO).

PUB
Prototype

Na corrida masculina do Campeonato Nacional de XCO Credibom, Roberto Ferreira destacou-se como o vencedor indiscutível. O ciclista da equipa de Guilhabreu cruzou a linha de meta com uma vantagem de 3 minutos e 32 segundos sobre Mário Costa (Individual), que alcançou o segundo lugar. Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) fechou o pódio com uma desvantagem de 4 minutos e 46 segundos para o vencedor.

Na vertente feminina, Raquel Queirós e Ana Santos (X-Sauce Factory Team) agitaram a corrida. Raquel Queirós, que tinha conquistado o título de cross country curto (XCC) no dia anterior, repetiu essa proeza ao conquistar também a prova de XCO. Ana Santos proporciou uma excelente luta, tendo ficado a apenas 38 segundos da vencedora. Joana Monteiro fechou o top-3 com uma desvantagem de 3 minutos e 32 segundos para a campeã nacional.

Na categoria de sub-23, Diogo Neves (Guilhabreu MTB) e Laura Simão (BTT Loulé/Elevis) sagraram-se campeões nacionais das respetivas vertentes. Diogo Neves concluiu o circuito de 4.400 metros em 1 hora, 14 minutos e 49 segundos, enquanto Laura Simão atravessou a meta ao cabo de 1 hora, 21 minutos e 44 segundos.

Nas categorias mais jovens, Guilherme Barros e Beatriz Guerra, ambos juniores do Guilhabreu MTB, conquistaram os respetivos títulos nacionais da categoria. Gonçalo Costa e Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBikeTeam/Vila do Conde) sagraram-se campeões na categoria de cadete masculino e feminino, de forma respetiva.

PUB
Orbea Genius Dealers

Relativamente às categorias de veteranos, Filipe Ramos (Guilhabreu MTB) e Lurdes Gonçalves (Centro de Ciclismo de Castelo Branco) superiorizaram-se na categoria de masters 30. Em masters 40, Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova) levaram a melhor, enquanto António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) foram os vencedores na categoria de masters 50. Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis) sagrou-se campeão nacional categoria de master 60, não tendo havido qualquer participação feminina nesse escalão.

Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint MonçãoBike) foi o vencedor na competição de paraciclismo. Em termos coletivos, a equipa da Guilhabreu MTB (Elite Masculina) dominou, seguida pela AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde (Sub-23 Masculina) e pelo Clube BTT Matosinhos (Elite Masculina).

Mais info:

Lê também:

Mário Costa e Raquel Queirós são campeões nacionais XCC [com vídeo]

PUB
Orbea Genius Dealers

Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!