O temível Alto de Vino foi juiz da Volta à Colômbia, uma subida de 30,2 quilómetros a 5,7%, cujo cume está localizado a uma altitude de 2.842 metros, coincidiu com o a meta da 5.ª etapa, considerada a rainha da prova.

PUB
Cube Stereo ONE

Ou seja, recreio perfeito para puros trepadores sul-americanos. Mas não foi um destes, colombiano, da casa, quem ganhou. Foi Richard Carapaz! Autor de exibição excecional, tanto pela dificuldade quanto pelo espetáculo que ofereceu aos espectadores, o equatoriano da equipa EF Education-EasyPost bateu Jonathan Caicedo (Petrolike) e Rodrigo Contreras (Nu Colombia). Este último, manteve a liderança na classificação geral.

 

PUB
BH GravelX

Nesta etapa, a luta esteve reservada para a subida final, suficientemente longa e seletiva. Por isso, foi lá que a Seleção Colombiana de Egan Bernal tomou as rédeas e fez o pelotão explodir, deixando apenas vinte corredores na dianteira.

A EF Education-EasyPost de Carapaz assumiu então e descarta desde logo Nairo Quintana (Movistar). A meio da subida, a equipa norte-americana começa a lançar ataques à vez – Richard Carapaz, Esteban Chaves, Rigoberto Uran e Jefferson Cepeda – a partir de um grupo que inclui Egan Bernal (Seleção Colombiana), Rodrigo Contreras (Nu Colombia), Harold Tejada (Astana Qazaqstan), Ivan Sosa (Movistar) e Jonathan Caicedo (Petrolike).

A 5 km da meta, Richard Carapaz faz uma grande aceleração, a primeira que o camisola amarela Rodrigo Contreras não consegue acompanhar. Todos estão no vermelho e o equatoriano, rodeado de espectadores em êxtase, conseguiu manter a liderança, impondo-se por dez segundos de vantagem sobre Jonathan Caicedo e Rodrigo Contreras, que deu tudo para manter a camisola de líder da classificação geral, agora à frente de Carapaz por 17″ e de Caicedo por 24″.


Crédito da imagem: NotiCiclismo Twitter – https://noticiclismo.com/2024/02/10/richard-carapaz-reina-en-el-alto-del-vino-un-valiente-contreras-sigue-lider-del-tour-colombia-2024/ – EF Education-EasyPost

Também vais gostar destes!